Na última quarta-feira (29), QUATRO RODAS realizou a cerimônia de entrega do prêmio Os Eleitos, pesquisa feita anualmente com proprietários, que definem os aspectos positivos e negativos do seu veículo. O evento aconteceu no Priceless Mastercard, no Centro Histórico de São Paulo.
O evento contou com a presença de toda a equipe de redação de QUATRO RODAS, e o mestre de cerimônias foi o redator chefe Paulo Campo Grande. Para receber as premiações, foram convidados os representantes de cada uma das sete montadoras vencedoras.
Como de costume, a pesquisa dividiu os carros nas categorias hatches compactos, sedãs, SUVs compactos, médios e grandes, picapes, além da categoria estreante de SUVs cupês. Além disso, também há a premiação para a rede de concessionárias com o melhor pós-vendas e o prêmio de grande campeão, dado ao veículo com a maior nota entre todas as categorias avaliadas.
A pesquisa leva em conta os 50 carros mais vendidos do Brasil, que são avaliados pelos consumidores em 23 itens divididos em nove categorias. São elas: custos, confiança na marca, cobertura da rede, design/modelo, desempenho, segurança, dirigibilidade, conforto e manutenção.
Com base nas avaliações, cada carro recebe uma nota final, baseada na média de todos as categorias. Consideramos que os modelos que atingirem acima de 100 pontos superaram as expectativas de seus consumidores. Entre 80 e 100 pontos, significa que as exigências foram parcialmente atendidas. Abaixo de 80, indica que o cliente não está satisfeito.
De acordo com a opinião dos consumidores, o Chevrolet Onix foi vencedor na categoria hatches compactos, depois de ficar na segunda colocação por dois anos consecutivos. Com uma média geral de 98,1 pontos ele superou os rivais Hyundai HB20 e Volkswagen Polo, e coube ao Gerente de marketing de produto, Gabriel Alabarce, e ao assessor de comunicação, Felipe Nobrega receber a premiação.
Na categoria sedãs, o Toyota Corolla foi o grande vencedor, com uma média 99,5 pontos. A montadora japonesa também levou a melhor na categoria de SUVs Médios com o Corolla Cross. Quem representou a marca foram o gerente de pós-vendas, Jorge Mussi, e a Coordenadora de Comunicação, Lilian Assis.
O segmento dos SUVs compactos foi o mais disputado, mas o Citröen C4 Cactus conseguiu uma vitória apertada por apenas um décimo de diferença. No total, o modelo francês somou 98,3 pontos e quem teve a honra de receber o prêmio foi Heitor Laranjo, gerente comercial da marca.
A Volkswagen foi a campeã da categoria estreante de SUVs cupês com o Nivus. Ele levou a melhor sobre o Fiat Fastback. O gerente executivo de comunicação, Cláudio Rawicz, o Gerente de Marketing, Cristiano Mineiro, e o assessor Rafael Simões foram os representantes da VW na premiação.
Em um segmento de poucas ofertas, o Jeep Commander foi o único que conseguiu respostas suficientes dos consumidores e se sagrou o campeão entre os SUVs grandes. Apesar disso, o modelo conseguiu bons 97,5 pontos, se destacando junto aos compradores em aspectos como espaço interno e espaço do porta-malas. Quem representou a Jeep na premiação foi a gerente de produto Marcela Garcia.
Entre as picapes, a Ford Ranger foi a grande vencedora. O modelo conseguiu superar o segundo lugar do ano anterior, somando desta vez 96,8 pontos. Representaram a Ford o gerente de marketing, Dennis Rossini, a coordenadora de comunicação, Pamela Paiffer e o analista de marketing para Ranger, Felipe Ribeiro.
No quesito pós-venda a Nissan foi quem se sagrou vitoriosa. A marca teve a melhor avaliação entre os clientes, somando 98,5 pontos, sendo a que mais evoluiu entre 2022 e 2023. Quem recebeu a premiação foram o diretor de pós-vendas, Leonardo Aredias, e o coordenador de comunicação, Alexandre Carvalho.
Por fim, o grande campeão foi o Toyota Corolla Cross. O SUV foi o carro com a nota mais alta entre todos os avaliados, sendo o único com média acima dos 100 pontos. Logo atrás, veio seu irmão sedan, que teve média de 99,5 pontos.