Usados: primeiro VW Tiguan era um Golf SUV, mas tem manutenção cara
Bem quisto no mercado, o utilitário esportivo alemão agrada pela tocada esportiva, mas requer atenção na hora da compra

O Tiguan representa com exatidão a crença popular de que a primeira impressão é a que fica: o SUV da VW tornou-se sonho de consumo desde a sua apresentação, em 2009, com virtudes de sobra para encarar concorrentes como Land Rover Freelander e Volvo XC60.
Baseado no VW Golf de quinta geração, o Tiguan tem no motor EA888 uma boa justificativa para seu sucesso: turbo e injeção direta rendem 28,5 kgfm de torque a apenas 1.700 rpm.
Os 200 cv são distribuídos para as quatro rodas através do câmbio automático Tiptronic de seis marchas e do sistema de tração 4Motion. A resposta ao pedal do acelerador é imediata: ele vai de 0 a 100 km/h em 8,5 s e alcança a máxima de 207 km/h.
Sua dirigibilidade é favorecida pela suspensão independente nas quatro rodas e pela presença de controle eletrônico de estabilidade.
Compacto, oferece bom espaço para quatro adultos em razão dos 2,6 metros entre os eixos. Seus 4,42 metros de comprimento facilitam a condução urbana, mas acabam por limitar sua vocação familiar, pois o porta-malas comporta só 360 litros.

Também agrada pelo nível de equipamentos e segurança: seis airbags, computador de bordo, piloto automático, volante multifuncional, limpador de para-brisa automático, sensor de estacionamento, ar-condicionado bizona, sensores de monitoramento da pressão dos pneus e rodas de 17 polegadas com pneus 235/55.
O acabamento interno é de boa qualidade. O teto solar panorâmico é um dos opcionais mais valorizados, bem como ajustes elétricos para o banco do motorista, faróis autodirecionais com lâmpadas de xenônio e rodas de 18 polegadas.
O sistema automático de estacionamento Park Assist chegou em 2010. Reestilizado, o modelo 2012 acrescentou: detector de fadiga e o sistema Kessy de acesso e partida do motor sem chave.
O pacote estético R-Line foi oferecido no modelo 2013 e agregava para-choques exclusivos, aerofólio, bancos e emblemas personalizados.
Fique atento apenas à versão 1.4 TSI, importada somente no modelo 2017: ela perdeu a tração integral, o assistente de estacionamento e faróis de xenônio. O motor é o 1.4 turbo de injeção direta com 150 cv e 25,5 kgfm acoplado a um câmbio DSG, que requer cuidados na hora da compra.
No geral, um dos poucos defeitos do Tiguan é o elevado custo de manutenção praticado na rede autorizada, situação que levou muitos proprietários a procurar oficinas independentes. Sempre considere a procedência e o histórico de manutenções antes de fechar negócio.
Onde o bicho pega
Cabeçote – Como em todo automóvel com motor com injeção direta, o Tiguan costuma apresentar carbonização nas válvulas de admissão, provocada pelo alto teor de enxofre da gasolina brasileira. Ruídos metálicos na partida a frio indicam problemas no pistão tensionador da corrente que aciona os comandos.
Tração 4Motion – A tração integral depende do estado geral do sistema Haldex: a substituição do fluido do diferencial traseiro e do seu filtro específico deve ser feito a cada 60.000 km.
Câmbio DSG – Por ser banhada a óleo, a transmissão DQ250 requer a troca do fluido a cada 60.000 km. A substituição custa em torno de R$ 2.000 e é essencial para o funcionamento correto da versão com motor 1.4 TSI.
Adulteração da ECU – Muito comum nos motores 1.4 TSI e 2.0 TSI, o remapeamento da central eletrônica eleva a pressão de trabalho do turbo para aumentar torque, potência e a incidência de problemas. Evite unidades com esse tipo de modificação.
Teto solar – Obstrução nos drenos de escoamento provocam falhas na vedação e infiltrações facilmente detectadas por manchas na persiana e no forro do teto. Sinais de oxidação e estalos na abertura e fechamento indicam que o componente precisa de uma revisão completa.
A voz do dono
Nome: Leandro G. dos Santos
Idade: 34 anos
Profissão: empresário
Cidade: Guarulhos (SP)
O que eu adoro
“A maior virtude é a dirigibilidade: nem parece utilitário em função da aderência gerada pela tração integral. O motor EA888 tem grande reserva de torque e potência. Destaque para o acabamento e o teto solar panorâmico.”
O que eu odeio
“Falta espaço no banco traseiro e no porta-malas. Componentes como bobinas e bombas de água e combustível pedem manutenção frequente. Os valores de peças e mão de obra são elevados.”
Preço médio dos usados (tabela KBB Brasil)
TIGUAN 2.0 TSI 4MOTION
- 2010: 42.947
- 2011: 46.313
- 2012: 52.474
- 2013: 58.910
- 2014: 64.972
- 2015: 74.867
- 2016: 89.707
- 2017: –
TIGUAN 1.4 TSI 4MOTION
- 2010: –
- 2011: –
- 2012: –
- 2013: –
- 2014: –
- 2015: –
- 2016: –
- 2017: 82.440
Preço das peças
Peças | Original | Paralelo |
Para-choque dianteiro | 4.068 | 2.945 |
Farol (cada lado) | 3.204 | 1.991 |
Pastilhas de freio (jogo dianteiro) | 565 | 390 |
Disco de freio (o par) | 1.550 | 980 |
Amortecedores (o jogo) | 5.332 | 2.900 |
Nós dissemos

Maio de 2009
“Equipado com ESP e a avançada tração integral 4Motion, a estabilidade é seu ponto forte. Ao volante, a impressão é de estar dirigindo um veículo de menor porte. (…) O câmbio Tiptronic de seis marchas também ajuda. (…) crava os 100 km por hora em 8,5 segundos e alcança 207 km por hora segundo a fábrica.”
Pense também em um…

Subaru Forester 2.0 XT Turbo
Bem mais divertido, vai de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos graças ao motor boxer de 2 litros com turbo e injeção direta. Seus 240 cv são entregues de forma ainda mais suave e linear, mérito da transmissão. Um de seus poucos defeitos é o valor ainda mais alto de peças e serviços.
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