Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Uma dupla ligada na tomada

Lançados no Salão de Los Angeles, Fiat 500 e Chevrolet Spark EV aumentam a oferta por carros limpos

Por Fernando Valeika de Barros, de Los Angeles
Atualizado em 9 nov 2016, 12h10 - Publicado em 3 dez 2012, 16h36
geral

Há uma década, a única opção de carro elétrico vendido em série era o Tesla Sport, montado sobre a plataforma dos Lotus Elise e vendido por quase 100 mil dólares. Depois veio o Nissan Leaf, comercializado por um quinto deste valor nos Estados Unidos, graças aos incentivos fiscais concedidos pelos governos federais e estaduais norte-americanos.A oferta deste segmento crescerá bastante, depois da edição 2012 do Salão do Automóvel de Los Angeles. Nele foram apresentadas mais duas outras opções produzidas por grandes montadoras: o Chevrolet Spark EV e o Fiat 500e. Ambos são montados sobre as plataformas movidas a combustão e prometem mobilidade sem fumaça.

“Para nós está claro que o 500 EV será um carro de nicho, mas nem por isso achamos que automóveis elétricos precisam ser feios ou pouco práticos para a vida moderna”, disse a QUATRO RODAS, o francês Olivier François, presidente mundial da marca Fiat. Segundo François, o carro pode rodar cerca 130 quilômetros com uma carga e pode arrancar de 0 a 100 km/h em 9 segundos. O motor tem cerca de 111 cavalos e o pacote de baterias pode ser recarregado em cerca de 4 horas. François diz que o 500e chegará aos concessionários americanos depois de abril de 2013. O preço do modelo ainda não foi anunciado.

Mais ou menos no mesmo período do ano que vem, a Chevrolet lançará a sua versão elétrica do Spark nas concessionárias norte-americanas. Será bem parecido com o carro compacto da marca, com uma diferença: será movido por motor eleétrico com cerca de 130 cavalos de potência, com fôlego para fazê-lo acelerar de 0 a100 km/h em 9 segundos. “Queremos dar aos nossos consumidores uma alternativa prática, realista e com muita conectividade a bordo para quem quer rodar com um carro elétrico”, diz Marc Reuss, presidente da Chrevrolet , nos Estados Unidos. Lá, o Spark EV custará cerca de 25 mil dólares, o mesmo que o Leaf, uma vez descontados os incentivos federais. Com a finalidade de abreviar o tempo de recarga, ainda o calcanhar-de-Aquiles dos automóveis elétricos, o Spark poderá ser vendido com um kit de recarga rápida. Com ele 80% da capacidade das baterias de íon de lítio (formam um kit com 254 quilos) fica disponível depois de 20 minutos.

Além dos Estados Unidos, o Spark EVserá vendido também no Canadá e na Coreia do Sul, neste caso pela marca Daewoo, que pertence à General Motors. Com o lançamento do sedã S, da Tesla, no começo deste ano, e a chegada iminente do BMW i3, o carro da montadora alemã tambpem movido por baterias, a briga pelo segmento dos elétricos está ficando aniumada. Pelo menos do lado de lá da Linha do Equador.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.