Uber passa a exigir selfie de quem quiser pagar viagem em dinheiro
Medida que visa aumentar segurança dos motoristas é obrigatória para quem não tiver dados de pagamento registrados no aplicativo
O passageiro que quiser pagar uma viagem da Uber em dinheiro deverá enviar uma selfie para contar com o serviço. O recurso anunciado nesta segunda-feira, 23, já está sendo aplicado em modo experimental e visa aumentar a segurança dos motoristas que utilizam a plataforma.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Chamado de U-Selfie, o mecanismo só será solicitado a quem estiver cadastrado no aplicativo sem o fornecimento dos dados de pagamentos digitais, que são os números de cartão de débito ou crédito.
Segundo a Uber, a foto dos usuário não será compartilhada com o motorista nem passará por verificação biométrica. Por outro lado, o registro vai ficar armazenado nos servidores da empresa e pode ser acessado por autoridades, caso houver necessidade.
“A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já realizamos há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o nosso app”, argumentou a gerente de Operações para Segurança da plataforma, Araceli Almeida.
Esse era um dos pedidos mais requisitados pelos motoristas vinculados à plataforma, de acordo com a empresa.
Outros dois recursos de segurança já haviam sido implementados neste ano. Em abril, os condutores passaram a receber informações detalhadas sobre o destino dos passageiros antes de aceitarem as corridas.
No mesmo mês, a empresa disponibilizou um botão para fazer ligação para a polícia. Por enquanto, o serviço que transmite a localização em tempo real para as novidades só está disponível no Rio de Janeiro. A empresa afirmou que está em conversas para ampliar este recurso para outros estados.