Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Uber disponibilizará corridas UberX sem motoristas a partir deste ano

Parceria começará a valer já em 2022 e incluirá categoria mais acessível de todas, a UberX

Por João Vitor Ferreira
6 out 2022, 19h22

No início deste ano, a Motional — empresa que desenvolve veículos autônomos — iniciou um trabalho oferecendo entregas no estado americano da Califórnia, através do Uber Eats; um esquema no qual os veículos iam do restaurante ao ponto de entrega sem motorista. Agora, a parceria das empresas está ficando mais séria e o negócio será expandido para além do delivery, com passageiros no banco de trás.

As companhias norte-americanas anunciaram que irão disponibilizar viagens sem motoristas utilizando a tecnologia condução autônoma em diversas cidades dos EUA, além de aumentar a disponibilidade dos veículos para as entregas.

O modelo escolhido para sustentar a tecnologia autônoma da Motion foi o Hyundai Ioniq 5 totalmente elétrico, o que acaba ajudando a Uber a cumprir a promessa de zerar as emissões da sua frota até 2040 em todo o mundo.

Hyunsai Ioniq 5 traseira robo taxi
(Motional/Divulgação)

“A parceria com a Motional para utilizar eficientemente sua frota de robôs Ioniq 5 totalmente elétricos nos deixará um passo mais perto de alcançar nosso objetivo de nos tornarmos uma plataforma de emissão zero” explica Noah Zych, chefe global de mobilidade autônoma e entrega da Uber.

Continua após a publicidade

O modelo terá tecnologia autônomo de nível 4, que garante segurança suficiente para operar sem um motorista. Suas principais diferenças em relação ao Ioniq 5 padrão, além dos equipamentos instaladas na parte externa, é o interior, que oferece mais conforto e requinte para agradar os passageiros.

Hyunsai Ioniq 5
(Motional/Divulgação)

Além de oferecer a plataforma, a Uber também atuará na área de informações. A empresa irá compartilhar insights que ajudarão a melhorar a eficiência do trabalho dos veículos. Desse modo, otimizando a operação e reduzindo o tempo de espera dos passageiros, a duração das viagens e permitindo tarifas mais baixas.

Hyunsai Ioniq 5 lateral robo
(Motional/Divulgação)

Essa é a primeira vez que uma grande empresa do ramo da mobilidade introduz veículos autônomos na sua frota. Vale lembrar que, nos EUA existem outros serviços de táxi autônomo, como o Cruise da GM. Porém eles não têm a abrangência comercial da Uber, que está presente por todo o mundo.

Hyunsai Ioniq 5 robo interior
(Motional/Divulgação)

A parceria entre a Uber e a Motional será de dez anos e as primeiras corridas com os Ioniq 5 autônomos começarão já no fim do ano. Os modelos estarão disponíveis dentro das modalidades UberX e Uber Comfort Electric, introduzida esse ano nos EUA e que será expandida para Canadá e Europa.

Ainda não sabemos ao certo em qual cidades eles estarão disponíveis. Como a parceria iniciou-se na Califórnia, é bem provável que as principais cidades do estado estejam entre as primeiras a receber os táxis robôs. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.