Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Type R: o melhor Honda Civic é finalmente apresentado

Com 320 cv e 40,7 mkgf, ele ganhou uma série de aprimoramentos estruturais, mecânicos e aerodinâmicos

Por Da Redação
Atualizado em 7 mar 2017, 11h53 - Publicado em 7 mar 2017, 11h40
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Caixas de roda são mais largas que no Civic comum
    Aberturas no para-choque e caixas de roda são mais largas que no Civic comum (Honda/Divulgação)

    A Honda acaba de apresentar oficialmente no Salão de Genebra o novo Civic Type R de produção. Herdeiro da linhagem mais esportiva da marca, ele chega ao mercado europeu no formato hatchback de cinco portas, mantendo todos os apetrechos aerodinâmicos e visuais de quem não faz a menor questão de discrição.

    Publicidade
    Asa traseira enorme é uma marca registrada do Type R
    Asa traseira enorme é uma marca registrada do Type R (Honda/Divulgação)

    Mais do que o estilo, porém, o que vai arrepiar os fãs da marca são os dados técnicos. A quinta geração do Type R traz o mesmo motor 2.0 de quatro cilindros (VTEC, claro) turbinado do modelo anterior, mas agora com nada menos que 320 cavalos e 40,7 mkgf de torque.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Motor 2.0 VTEC turbo produz 320 cv e 40,5 mkgf
    Motor 2.0 VTEC turbo produz 320 cv e 40,7 mkgf ()

    A transmissão é exclusivamente manual de seis marchas, com um sistema que sincroniza automaticamente a rotação do motor no nível ideal para tornar as trocas de marcha mais rápidas e suaves. O eixo dianteiro tem também um diferencial com deslizamento limitado, para melhorar o controle da tração e evitar o esterçamento por torque (fenômeno comum em carros que despejam muita força na tração dianteira).

    Estruturalmente, muita coisa foi feita para tornar o novo Type R uma máquina de track days. O monobloco agora oferece 45% mais rigidez em relação ao anterior, em parte graças ao uso de aços de altíssima resistência e adesivos estruturais, melhorando o comportamento em curvas e reduzindo vibrações. Por outro lado, o peso foi reduzido em 16 kg.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Capô de alumínio contribui para uma redução de peso de 16 kg
    Capô de alumínio contribui para uma redução de peso de 16 kg (Honda/Divulgação)

    Mantendo o arranjo McPherson na dianteira e multilink na traseira, a suspensão ganhou amortecedores, molas e buchas novos – no caso dos amortecedores, tratam-se de unidades com três câmaras, sensores de curso e sensores de força G capazes de modificar sua atuação de forma adaptativa.

    São três modos de direção à escolha do motorista: Comfort, Sport e +R. Eles alteram as respostas da direção com assistência elétrica, do acelerador, o sistema rev-matching, o controle de estabilidade e o sistema de amortecedores adaptativos.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Rigidez estrutural aumentou 45% em relação ao Type R anterior
    Rigidez estrutural aumentou 45% em relação ao Type R anterior ()

    Os freios Brembo trazem enormes discos perfurados de 350 mm (quase uma roda aro 14!) na frente e 305 mm atrás, com pinças de alumínio de quatro pistões. Completam o conjunto as rodas de aro 20 de alumínio, vestindo pneus Continental ContiSportContact 6 na medida 245/30R.

    Freios são Brembo nas quatro rodas
    Freios são Brembo nas quatro rodas (Honda/Divulgação)

    Por fora, o pacote aerodinâmico parece extravagante, mas tudo tem sua função, com novas aberturas para refrigeração e direcionamento de ar nos para-choques e nas laterais alargadas, geradores de vórtice no teto, uma enorme asa traseira para aumentar o downforce e todo um trabalho no chão do carro para melhorar a passagem de ar.

    Publicidade
    Geradores de vórtice no final do teto melhoram o fluxo aerodinâmico
    Geradores de vórtice no final do teto melhoram o fluxo aerodinâmico (Honda)

    Por dentro, o novo Type R não decepciona: bancos do tipo concha com generosos apoios laterais, uma overdose de vermelho no acabamento e na luminosidade do painel – e caso o ronco do motor não seja suficiente, há um sistema de som com 12 alto-falantes e 540 watts de potência.

    Continua após a publicidade
    Interior tem grafismos vermelhos por todo o painel
    Interior tem grafismos vermelhos por todo o painel ()
    Bancos concha garantem apoio firme em tocadas agressivas
    Bancos concha garantem apoio firme em tocadas agressivas ()

    Infelizmente, números de desempenho ainda não foram divulgados. O Civic Type R será fabricado na Inglaterra a partir da metade do ano, e de lá exportado para diferentes mercados.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    [vr url=https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/03/sam_100_0276.jpg?quality=70&strip=all view=360]

    Só não espere que ele chegue ao Brasil: por aqui, o máximo que podemos esperar é a versão menos visceral Si, já antecipado pela Honda, e que deve ter uma versão mais potente do motor 1.5 turbo do Civic Touring.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.