Trio da Renault zera no Latin NCAP e Kardian ganha quatro estrelas
Sandero, Stepway e Logan tiveram péssimo desempenho, obtendo nota zero; Kardian peca por baixa proteção para pedestres
O Latin NCAP, órgão responsável pelos testes de segurança dos carros na América Latina, divulgou mais uma rodada de avaliações e, dessa vez, tivemos um “especial Renault”.
Eles realizaram os testes de colisão com o novo Renault Kardian e com o trio Sandero, Stepway e Logan. Dentro da metodologia do Latin NCAP, é comum que hatches e sedãs da mesma família sejam avaliados com apenas um teste. Nesse caso, como Stepway e Sandero são o mesmo carro, o órgão considerou os três modelos.
Sobre os resultados, a marca francesa saiu no empate. Embora o Kardian tenha conseguido o bom desempenho, conquistando quatro de cinco estrelas, o trio não se mostrou seguro e zerou na avaliação geral.
Começando pelo Kardian, o SUV com seis airbags conseguiu um total de 83% no teste de proteção para adultos. No impacto frontal contra barreira deformável, os dummys do passageiro e condutor tiveram proteção boa nas áreas da cabeça e da canela direita, enquanto na canela esquerda a proteção foi considerada adequada.
Já a área dos joelhos de ambos os manequins tiveram proteção marginal, pois podem impactar estruturas perigosas atrás do painel. O mesmo vale para o tórax do motorista. Por outro lado, o tronco do passageiro teve proteção adequada.
Passando para os testes de colisão lateral, o manequim teve boa proteção nas áreas da cabeça, abdômen e pélvis, tanto no teste contra barreira lateral móvel, quanto no de impacto de poste. Já a área do tórax teve proteção adequada no primeiro e marginal no segundo. Por fim, o Kardian teve proteção marginal no teste de colisão traseira, também chamado de whiplash ou chicote.
Na proteção de crianças, o Kardian conseguiu os mesmos 83% da pontuação. O Latin NCAP ressaltou que o SRI para o dummy de um ano e meio, instalado voltado para trás, conseguiu evitar a exposição da cabeça, embora tenha mostrado uma desaceleração torácica maior do que o esperado.
No teste de impacto lateral, o boneco de um ano e meio apresentou proteção total, enquanto o dummy de três anos mostrou exposição da cabeça, aumentando o risco de lesões. O órgão também ressalta que as instruções estão de acordo com os requisitos, assim como a sinalização de advertência do airbag ao instalar um SRI voltado para trás no banco dianteiro.
O Kardian se saiu bem também nos sistemas de segurança, com um total de 84% dos pontos. O SUV ganhou pontos por oferecer assistente de velocidade e lembrete de cinto de segurança em todas as versões. Já a frenagem autônoma de emergência teve um bom desempenho na avaliação do Latin NCAP. Porém o carro não oferece detecção de saída de faixa e o detector de ponto cego é só um opcional, além disso, ele não atende os requisitos técnicos do órgão e, por isso, não foi avaliado.
A nota só não foi melhor, pois o Kardian “não está em conformidade com os regulamentos UN127 ou GTR9 para proteção de pedestres”, diz o Latin NCAP. Foram apenas 48% dos pontos conquistados nesse teste. Na maioria das áreas de impacto da cabeça, os níveis de proteção variaram entre bom e adequado, mas a proteção foi considerada pobre nas extremidades, próximo ao pilar A.
O resultado foi ruim também para a parte superior da perna, tendo desempenho débil e pobre. Por outro lado, a parte inferior das pernas teve boa proteção. Pesou contra o Kardian o fato do seu sistema de frenagem não ter reconhecimento de pedestres e vulneráveis na via.
Sandero, Steway e Logan zeraram no teste
A avaliação dos três modelos aconteceu em um mesmo teste. Como você pode observar, foram usadas unidades de cada um deles para diferentes provas, colhendo os resultados para todos os três.
Como era de se esperar, eles passaram em branco na avaliação de sistemas de assistência à segurança, uma vez que eles não oferecem equipamentos mais avançados como frenagem autônoma, por exemplo. O resultado até poderia ter sido melhor, mas o trio oferece ESC apenas como opcional. Já o sinal visual do sistema de aviso de uso do cinto de segurança do motorista não atendeu aos requisitos do Latin NCAP e o do passageiro falhou.
No teste de proteção de adultos, a proteção para cabeça e pescoço dos dois manequins foi boa na prova de impacto frontal. O passageiro também teve boa proteção nas duas pernas e joelho direito, enquanto no joelho esquerdo e tronco foram marginais. O motorista, por sua vez, teve considerada boa na perna esquerda e adequada na direita. Joelhos e tronco tiveram proteção marginal. O Latin NCAP também considerou a estrutura do habitáculo instável e incapaz de suportar cargas maiores.
No impacto de poste, o manequim teve proteção boa e adequada só para a pélvis e abdómen, respectivamente. O tronco teve proteção fraca e a cabeça pobre. Já no teste de impacto lateral, a cabeça teve boa proteção, mas o tronco manteve-se com proteção fraca. Pélvis e abdómen tiveram proteção adequada. Por fim, no teste de impacto traseiro, o trio ofereceu proteção fraca.
Os modelos também foram mal no teste de proteção do pedestre, alcançando apenas 46% dos pontos. Segundo o Latin NCAP, os veículos “não estão em conformidade com os regulamentos UN127 para proteção de pedestres”. Com poucas áreas que oferecem boa proteção, eles oferecem proteção marginal e adequada em áreas de impacto da cabeça, além de proteção fraca e pobre em áreas próximas ao pilar A. O desempenho da parte inferior da perna foi bom e adequado, o da parte superior da perna foi fraco nas bordas, obtendo boa proteção em algumas áreas pequenas no centro.
Sandero, Stepway e Logan foram um pouco melhores no teste para proteção de crianças, obtendo 61% dos pontos. O trio perdeu pontuação por não ter um interruptor para desconectar o airbag do passageiro, além disso, a sinalização de advertência do airbag ao instalar um SRI voltado para trás no banco dianteiro não atendeu aos requisitos.
No teste de colisão com dummy de três anos, o SRI foi capaz de evitar a exposição da cabeça, mas apresentou alta tensão no pescoço. Já com o boneco de um ano e meio teve proteção total. E no impacto lateral, ambos os bonecos ficaram totalmente protegidos.