Nova Mitsubishi Triton 2025 recebe cinco estrelas no Latin NCAP
Picape havia zerado no teste da geração anterior, feito há dois anos, e agora teve nota máxima e uma das melhores proteções para pedestres
O Latin NCAP divulgou os resultados dos testes de colisão da nova Mitsubishi Triton, lançada no Brasil há uma semana. Esta é a primeira picape média a receber cinco estrelas em segurança sob os critérios do protocolo atual da entidade. Mas há um detalhe: não é o carro fabricado no Brasil.
Os testes foram realizados com unidades da nova Triton fabricadas na Tailândia, de onde são importadas grande parte das peças para os carros montados em Catalão (GO). A lista de equipamentos de segurança, que contempla sete airbags, controle de estabilidade e tecnologias ADAS são encontrados nas versões HPE-S e Katana vendidas no Brasil.
Ainda assim, pelos critérios do Latin NCAP estender a nota aos carros montados no Brasil exigiria novos testes de revalidação, como os realizados com o Toyota Corolla recentemente. O Toyota acabou tendo sua nota rebaixada.
Voltando à Mitsubishi Triton tailandesa, a evolução foi enorme. A geração anterior, testada em 2019, havia zerado no teste. Este teste com a nova geração foi patrocinado pela fabricante japonesa, que forneceu unidades com cabine simples e cabine dupla aos testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e também aos testes dos seus sistemas de segurança.
O resultado foi um aproveitamento de 89,89% para Ocupante Adulto, 91,16% para Ocupante Infantil, 86,51% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 92,10% para Assistência à Segurança para a carroceria com cabine dupla.
A cabine simples, que nem sequer existe no Brasil, teve aproveitamento de 90,27% para o Ocupante Adulto, 86,36% para o Ocupante Infantil, 86,51% para a Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 92,10% para a Assistência à Segurança.
De acordo com o Latin NCAP, a Triton apresentou um bom desempenho geral e alcançou uma das maiores pontuações de proteção para pedestres no Latin NCAP até agora.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica de equipamento de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores comprem as versões equipadas com as tecnologias ADAS que foram avaliadas e que apresentam bom desempenho.
“Esse resultado para a L200 / Triton da Mitsubishi é um exemplo claro de como os fabricantes podem transformar a segurança de seus veículos em resposta às demandas dos consumidores e da sociedade. Passar de zero a cinco estrelas em apenas alguns anos demonstra o compromisso da Mitsubishi com a segurança e é um marco na região, especialmente no segmento de picapes”, disse Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP.