Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Trava no manete

Dispositivo é bom obstáculo contra gatunos

Por Ismael Baubeta | Fotos: Christian Castanho Atualizado em 9 nov 2016, 11h57 - Publicado em 7 Maio 2012, 14h10
Trava no manete

Não existe sistema de segurança contra o furto de motocicletas que seja impossível de ser contornado. Mas a ideia é sempre dificultar e retardar a ação dos malfeitores.

A trava Teck Lock chegou ao mercado no fim do ano passado. Ela prende o punho do acelerador e o manete que aciona o freio da motocicleta, travando totalmente os dois comandos. Permite rápida colocação, sem a utilização da chave: seu fecho é basicamente como o de um cadeado. Basta posicioná-la, travar o manete e baixar o pino. É leve e muito resistente, pois é fabricada de alumínio estrutural (cuja sigla da liga é 6351-T6), o mesmo utilizado na indústria de máquinas. Mas será que ela é mesmo eficaz? Para responder a essa pergunta, tentamos removê-la, mesmo sob o risco de danificar o manete ou a trava.

A primeira tentativa foi tomar o caminho mais fácil: tirar o parafuso que prende o manete de freio para soltá-lo e liberar a moto. O ladrão sempre poderia levar a moto sem utilizar o freio dianteiro. Não logramos soltar o parafuso – e ainda perdemos um bom tempo, um luxo que ladrão não pode ter. Como o manete está acionado, há tensão da alavanca no seu ponto de apoio (o parafuso) e ele não sai. Talvez com bastante paciência fosse possível, mas demora para um ladrão é sinônimo de risco elevado.

Segundo Edison Ferreira, gerente de desenvolvimento da Teck Lock, fabricante da trava, outra preocupação foi com a resistência das próprias alavancas. Por isso, a fábrica assegura que foram feitos testes com os manetes, procurando quebrar a trava ou a alavanca para livrar a moto. Como a trava é colocada bem próxima do manicoto, não há espaço suficiente para quebrar o manete. “Entortamos vários guidões sem conseguir quebrar nenhuma das duas”, afirma Edison.

O fabricante ainda está em fase de ajustes no preço, por isso a variação entre as lojas é grande e chega a 30 reais. Segundo Gilson Fernando, gerente de produção, o preço sugerido é de 90 reais. Vale a pena pesquisar com calma antes de comprar o produto.

Continua após a publicidade

CUMPRE O QUE PROMETE? SIM!

A trava de manete ajuda a proteger a moto e tem a vantagem de ser facilmente notada, dissuadindo ladrões e evitando esquecimentos.

ONDE ENCONTRAR:

628_cum_01.jpg

O preço sugerido é de 90 reais, mas vale uma pesquisa.

http://www.antifurtoteklock.com.br

Continua após a publicidade

Publicidade