Tracker, Strada, Nivus: 10 carros que prometem fazer barulho em 2020
Listamos os modelos que já geram expectativa e chegarão para disputar segmentos consolidados com projetos modernos e bom pacote de equipamentos
QUATRO RODAS acabou de publicar um dossiê com os 24 lançamentos mais aguardados no Brasil em 2020, mas separamos os dez que realmente prometem chamar a atenção do consumidor e incomodar a concorrência.
Veja abaixo os modelos que podem te convencer a adiar a compra de um carro novo:
A nova geração do Tracker será feita em São Caetano do Sul (SP) a partir da plataforma dos novos Onix e Onix Plus. Da dupla, o SUV ainda herdará o motor 1.0 turbo flex de 116 cv e o câmbio automático de seis velocidades. A caixa manual, também de seis marchas, será restrita à versão de entrada.
Previsto para estrear no primeiro trimestre de 2020, o novo Tracker terá a opção da motorização 1.2 turbo de três cilindros com potência na casa dos 150 cv (somente com transmissão automática). Com esse motor, o SUV deverá acelerar de 0 a 100 km/h em cerca de 9 segundos, considerando os 8,9 segundos que a versão chinesa de 164 cv leva para cumprir essa prova.
Graças à nova estrutura, o Tracker ganhou alguns centímetros em relação ao modelo atual (e perdeu 120 kg) para brigar em pé de igualdade com os concorrentes no que diz respeito ao espaço interno – são 2 cm a mais de entre-eixos para chegar a 2,57 m. A capacidade do porta-malas também foi ampliada, passando de 306 litros para 390 l.
O Tracker seguirá a estratégia usada no Onix, oferecendo seis airbags e controle de estabilidade de série em todas as versões para atingir a nota máxima nos testes de impacto do Latin NCAP.
O sistema de internet 4G sem fio a bordo também fará parte do pacote, provavelmente nas versões mais caras. A tabela de preços do Tracker tomará o Volkswagen T-Cross como referência.
2 – Ford Territory
O SUV médio chegará inicialmente da China para tentar seduzir os clientes da marca que buscam por um modelo maior que o EcoSport. A partir de 2022, o Territory será fabricado na Argentina em uma configuração mais condizente com o mercado sul-americano.
Baseado no SUV chinês Yusheng S330, o Territory virá equipado com um motor 1.5 turbo de 145 cv cuja potência poderá aumentar um pouco com a adoção da tecnologia bicombustível para rodar com etanol. A transmissão é automática tipo CVT.
Se a ficha técnica não chama a atenção, por outro lado, o espaço interno e o pacote de equipamentos de série servirão de atrativo. O SUV será capaz de receber faróis de LED, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros recursos tecnológicos de segurança.
Os preços rondarão a faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil para competir com as configurações mais caras do Jeep Compass.
3 – Volkswagen Nivus
O primeiro SUV cupê da Volkswagen no Brasil chegará no primeiro semestre como opção abaixo do T-Cross. O Nivus será feito a partir da plataforma do Polo, do qual herdará a mesma medida de entre-eixos (2,56 m) e diversos componentes.
A maior diferença visual será, de fato, o teto inclinado na parte traseira. Para chegar nesse estilo, a engenharia da marca teve de aumentar o balanço traseiro, que, consequentemente, ampliou a capacidade do porta-malas em comparação com o hatch.
As motorizações 1.0 turbo de 128 cv e 1.6 aspirada de 117 cv, sempre com câmbio automático de seis marchas, são as mais cotadas para o Nivus – reservando o 1.4 turbo de 150 cv para o T-Cross Highline.
Os preços devem variar de R$ 75 mil a R$ 100 mil, dependendo da configuração.
4 – Peugeot 208
O primeiro carro da ofensiva do grupo PSA no Brasil será a nova geração do 208. O hatch será feito na Argentina para estrear por aqui no fim do primeiro trimestre com a missão de colocar a Peugeot em um patamar superior.
Com visual chamativo, o novo 208 apostará no conteúdo tecnológico para se destacar no mercado. O motor 1.2 turbo de três cilindros com cerca de 130 cv de potência, combinado a uma transmissão automática de seis marchas, será a grande novidade do modelo.
As versões de entrada, entretanto, manterão o atual 1.2 tricilíndrico aspirado de 90 cv com transmissão manual de cinco marchas.
O 208 deverá custar a partir de R$ 60 mil, chegando a cerca de R$ 90 mil na configuração mais equipada.
5 – Fiat Strada
Após longos 24 anos, a Strada ganhará, enfim, uma nova geração. A picapinha mais vendida do Brasil ficará mais encorpada com a “nova” plataforma emprestada do Mobi. A estrutura sofreu tantas modificações a ponto de ampliar o espaço interno e permitir a adoção de quatro portas na variante cabine dupla.
A nova Strada chegará no primeiro trimestre equipada com o motor 1.4 Fire EVO de 85 cv nas versões de entrada, mais voltadas ao trabalho. As configurações mais caras levarão sob o capô o Firefly 1.3 de até 109 cv do Argo – com opção de câmbio automático CVT no futuro.
A picape não deverá fugir muito da seara de preços atual, ficando posicionada entre R$ 70 mil e R$ 90 mil.
6 – Volkswagen Tarek
Ainda apostando nos SUVs, a Volkswagen lançará o Tarek para tentar desbancar o Jeep Compass da liderança dos utilitários esportivos médios. A novidade chegará no começo de 2020 importada da Argentina, onde será feita sobre a plataforma modular MQB.
Além de ter praticamente o mesmo tamanho do rival, o Tarek chegará equipado com o motor 1.4 TSI de 150 cv, sempre combinado ao câmbio automático de seis marchas, enquanto o Jeep ainda terá de esperar mais alguns meses para estrear a opção 1.3 sobrealimentada com potência entre 150 cv e 180 cv.
O Tarek terá acabamento e conteúdo bem parecido com os dos irmãos T-Cross e Tiguan, podendo receber painel digital integrado à central multimídia e controle de velocidade adaptativo na versão topo de linha.
A média de preços deverá ficar na casa dos R$ 150 mil, de acordo com os equipamentos.
7 – Honda Fit
Um dos modelos mais elogiados pelos proprietários, o Honda Fit chegou à quarta geração com visual mais discreto. No entanto, o monovolume melhorou no que realmente importa, ganhando equipamentos e novas motorizações.
Sob o capô, o Fit terá um 1.0 turbo flex com potência estimada de 130 cv; existe a possibilidade de a versão híbrida mostrada recentemente no Japão também desembarcar por aqui.
A apresentação oficial do novo Fit deverá ser na próxima edição do Salão do Automóvel, em novembro, para chegar às ruas no primeiro semestre de 2021.
Preços? Espere algo em torno de R$ 80 mil a pouco mais de R$ 90 mil.
8 – Volkswagen Tarok
Ainda na forma de conceito, a Tarok foi um dos modelos mais comentados na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo. A picape chegará no primeiro semestre para acabar com a tranquilidade da Fiat Toro no segmento abaixo das médias.
Também derivada da arquitetura MQB, ela será feita em São José dos Pinhais (PR) com estrutura monobloco e suspensão traseira independente multilink. Uma das novidades será a abertura da parte traseira da cabine, que terá banco traseiro com encosto rebatível, para acomodar objetos compridos que não couberem totalmente na caçamba.
A motorização será a 1.4 turbo de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, combinada ao câmbio automático de seis marchas e sistema de tração integral 4Motion.
Apesar de não possuir versões a diesel (isso continuará a cargo da Amarok), a Tarok terá capacidade de carga de uma tonelada, contra apenas 650 kg da Toro flex.
9 – Nissan Versa
O segmento de sedãs compactos ganhou concorrentes de peso nos últimos anos, como o Volkswagen Virtus, Chevrolet Onix Plus e o novo Hyundai HB20S. Em 2020 não será diferente, pois a Nissan promete incomodar a concorrência com a nova geração do Versa.
Esqueça aquele carro com visual desproporcional, mas competente em espaço interno e mecânica confiável. O novato chegará no segundo semestre, importado do México, com tudo isso, além do estilo mais atraente e um bom nível de equipamentos.
A inspiração do novo Versa vem do Kicks, com o qual compartilha a plataforma, o motor 1.6 flex e o câmbio automático CVT.
O modelo antigo continuará sendo vendido por aqui como opção mais em conta, rebatizado como V-Drive – estratégia parecida com a usada pela GM no antigo Chevrolet Prisma, agora chamado de Joy Plus.
10 – RAM 1500
O segmento de picapes médias terão uma concorrente de peso, literalmente. Cogitada desde o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, a RAM 1500 chegará em meados de 2020 para brigar com as versões mais caras de Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, entre outras.
Além do fator novidade, a picape libera o comprador das burocracias (habilitação categoria C, restrição de circulação em centros urbanos e limite de velocidade menor) que os donos da grandalhona RAM 2500 têm de enfrentar.
Ainda assim, ela é cerca de meio metro mais comprida que uma Chevrolet S10, por exemplo. E, para puxar tudo isso, a RAM 1500 utiliza um motor 3.0 V6 turbodiesel de 264 cv e 66,3 kgfm – mais potência e torque que a Volkswagen Amarok V6.
Versões equipadas com o 6.7 V8 Hemi a gasolina, de 395 cv e 56,7 kgfm, também são cogitadas.