Não é só o motor 1.5 turbo de 184 cv que impressiona no Chevrolet Tracker RS. A versão esportiva exclusiva para o mercado chinês também tem painel exclusivo, com direito a duas telas enormes para quadro de instrumentos e central multimídia.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Exclusiva para o mercado Chinês, a nova versão topo de linha do Tracker quase não tem mudanças na parte externa e a fabricante não havia divulgado detalhes da cabine anteriormente. Guardaram surpresa.
Toda a parte superior do painel é nova, com direito a uma cobertura de material sintético com toque macio e costuras vermelhas, e foi moldada para receber as duas telas gêmeas, de 10,25 polegadas: uma para o quadro de instrumentos e outra com função de central multimídia, voltada para o motorista em 9°.
O tamanho até aparenta ser exagerado, ainda mais considerando que as outras versões têm instrumentos analógicos e central multimídia de 8 polegadas. O quadro de instrumentos pode exibir mapas, informações de navegação e informações do carro.
Por sinal, as duas telas comunicam-se entre si e trabalham com o chamado Xiaoxue OS, um sistema operacional local que surgiu como um equivalente ao MyLink, que dribla a ausência de Google na China usando o Baidu. Tem conexão com a internet, aceita comandos por voz e tem 11 aplicações já instaladas que necessitam apenas de uma conta no Baidu para funcionar.
O console central também é novo, reposiciona comandos e revela um inédito freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold. O modelo ainda tem alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência e freios a disco na traseira.
Todos esses novos sistemas e equipamentos seriam muito bem vindos na nova Chevrolet Montana, que será lançada no Brasil em 2023 e que, de acordo com a Chevrolet, é baseada na mesma plataforma.
É no mínimo curioso que o SUV compacto tenha recebido mudanças tão significativas na cabine sem ter passado por alguma atualização visual. Na verdade, só ganho grade exclusiva, logotipos pretos e as mesmas rodas aro 17 que equipam o Tracker Premier no Brasil. A versão nem sequer exibe suas duas saídas de escape.
Outro grande destaque do Tracker RS é o novo quatro cilindros 1.5 turbo com injeção direta criado pela própria SAIC, com 184 cv e 25,5 kgfm. É combinado com câmbio CVT e leva o SUV de zero a 100 km/h em 7,8 s contra 8,9 s do motor 1.3 turbo de 165 cv que também é exclusivo para a China.