Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Toyota Yaris 2023 estreia sem câmbio manual e quer ser Corolla de entrada

Com estética levemente renovada, novos Toyota Yaris Hatchback e Yaris Sedã apostam em confiabilidade e boa segurança para fazerem sentido

Por Eduardo Passos 13 jan 2022, 17h05

A Toyota está lançando os novos Yaris Hatch e Yaris Sedã. Além de grade redesenhada e novas opções de farol, a dupla passa a ser vendida com apenas uma configuração mecânica: motor 1.5 aspirado e câmbio CVT. 

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Para tentar compensar a falta de grandes novidades, a Toyota busca apostar em preço competitivo para o cenário atual, partindo de R$ 92.190 no Yaris Hatchback e R$ 96.390 no Yaris Sedã.

Grade dianteira é a principal novidade estética e foi inspirada no Corolla
Grade dianteira é a principal novidade estética e foi inspirada no Corolla Divulgação/Toyota

Aspecto “esportivo”

O jeito mais fácil de identificar o Toyota Yaris 2023 é observar a grade tanto do hatch quanto do sedã, onde as novidades estéticas estão concentradas. A frente foi assumidamente inspirada na do Corolla, com bastante semelhança nas entradas decorativas laterais e inferior. 

Versão XLS (foto) traz faróis em led e teto solar. Yaris Hatchback básico substitui o Etios como Toyota mais barato do Brasil
Versão XLS (foto) traz faróis em led e teto solar. Yaris Hatchback básico substitui o Etios como Toyota mais barato do Brasil Divulgação/Toyota

Pode até ser discutível, mas faz bastante sentido dado o plano Toyota de usar os Yaris como meio de capturar clientes para o resto da vida. Isso foi reforçado por executivos da marca, que citaram-nos como evoluções do Etios. 

Motor 1.5 aspirado passa a ser opção única
Motor 1.5 aspirado passa a ser opção única Divulgação/Toyota

Outro endosso à estratégia de imitar o sedã médio é o público-alvo dos carros: pais na casa dos 35 anos — cerca de uma geração antes de buscarem os carros de “tiozão”, mas já pegando gosto pelo segmento e pelos Toyota.

Rodas de liga de leve 15'' entram na versão intermediária e, na topo de linha, são bicolores
Rodas de liga de leve 15” entram na versão intermediária e, na topo de linha, são bicolores Divulgação/Toyota

Menos opções e versões

As atualizações mecânicas da linha 2023 se resumem, na verdade, em um enxugamento de opções. A partir de agora todas as versões vêm com o motor 1.5 Dual VVT-i, com 110 cv e 14,9 kgfm, com o 1.3 sendo aposentado pela “falta de sentido”, ou competitividade.

Há opção de equipar o carro com controle de cruzeiro
Há opção de equipar o carro com controle de cruzeiro Divulgação/Toyota

A transmissão manual de seis marchas também se foi, enquanto o câmbio CVT com sete marchas simuladas assume a responsabilidade. Ele ajuda o motor flex a render até 13 km/l na cidade e com gasolina, nos números da Toyota. Como de costume, o CVT vem junto dos modos de direção Eco e Sport, que fazem o balanço entre desempenho e economia.

Porta-malas do Yaris Sedã tem 473 l. O do Yaris Hatchback comporta 310 l
Porta-malas do Yaris Sedã tem 473 l. O do Yaris Hatchback comporta 310 l Divulgação/Toyota

Mais seguro e um pouco mais moderno

Além da malha dos bancos, a principal mudança interna anunciada pela Toyota foi a instalação de duas portas USB para os bancos de trás, além da central multimídia ter se tornado item de série. Sua tela tem 7’’ e é compatível com Android Auto e Apple Carplay por cabo.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Tanto sedã quanto hatch têm 2,55 m de entre-eixos
Tanto sedã quanto hatch têm 2,55 m de entre-eixos Diuvlgação/Toyota

As versões XLS, topo de linha dos Yaris e Yaris Sedã, têm ar-condicionado digital, teto solar e borboletas para troca de marchas no volante. Nelas o quadro de instrumentos é incrementado por um computador de bordo de 4,2’’.

Central multimídia já vem na versão básica
Central multimídia já vem na versão básica Divulgação/Toyota

O maior incremento do Yaris, entretanto, é talvez o mais vital e menos excitante: a segurança. Mesmo as versões básicas trarão um conjunto de sete airbags: um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. Também há controle de estabilidade e tração e ABS, entre outros.

Mas computador de bordo tem seu preço
Mas computador de bordo tem seu preço Divulgação/Toyota

As versões XS e XLS também incorporaram sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa. Essas tecnologias permitem que alertas no painel ajudem o motorista a reagir a freadas bruscas à frente, iniciando a frenagem para reduzir os danos de uma colisão inevitável. O alerta de faixas emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar as setas.

Ar-condicional é digital mas não é dual zone
Ar-condicional é digital mas não é dual zone Divulgação/Toyota

Preços e versões do Toyota Yaris 2023

XL 

Yaris Hatchback XL: R$ 92.190

Yaris Sedã XL: R$ 96.390

XS Acrescenta sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa,, roda de liga leve de 15”, ar digital, banco traseiro rebatível 60:40, computador de bordo de 4,2”, câmera de ré, chave presencial, controle de cruzeiro e lanternas em led, entre outros.

Yaris Hatchback XS: R$ 101.490

Yaris Sedã XS: R$ 104.990

XLS Acrescenta teto solar, faróis em led, melhor isolamento acústico e retrovisor eletrocrômico, entre outros

Yaris Hatchback XLS: R$ 112.690

Yaris Sedã XLS: R$ 116.990

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês