A Toyota irá oferecer uma nova versão de entrada para o RAV4 no Brasil. Programada para chegar às lojas em maio, a versão será vendida por R$ 129.990 – uma redução de R$ 10 mil em relação à configuração 2.0 4×2 CVT TOP.
Para reduzir o preço, a Toyota tirou do modelo o destravamento das portas por proximidade, partida por botão, a tela TFT colorida para o computador de bordo no centro do painel e um dos quatro airbags – agora são apenas três, dois frontais e um de joelho.
O design é o mesmo da reestilização ocorrida em abril de 2017. O conjunto mecânico também não mudou: um 2.0 com 16 válvulas e comando variável na admissão e exaustão, com 145 cv e 19,1 mkgf a 3.600 rpm, acoplado a um câmbio CVT com simulação de sete marchas. A tração continuará apenas dianteira, 4×2.
O que fica: ar-condicionado digital, espelho retrovisor day night, comando de ajuste de altura dos faróis, assentos revestidos em tecido com seis tipos de ajustes e porta-objetos, volante com regulagem de altura e profundidade, sistema de áudio Toyota Play com touchscreen de 7 polegadas.
Na parte de segurança, o RAV4 traz controles de tração e estabilidade, assistente para rampas e sensor de estacionamento traseiro. O porta-malas é um dos maiores da categoria, com 547 litros de capacidade.
Por este preço, a versão de entrada do RAV4 agora se situa abaixo da versão intermediária do líder nacional do segmento, Compass Limited (R$ 136.990) e a inicial do Equinox LT (R$ 137.490) – que se aproximam do valor da versão topo RAV4 (R$ 139.990).
Apesar de ser o SUV mais vendido do mundo no último ano com mais de 800 mil unidades, no Brasil o sucesso não é o mesmo. Segundo dados da Fenabrave, o modelo (importado) não aparece nem entre os 40 mais vendidos do segmento em 2017.
Confira a tabela da RAV4 para o Brasil:
Modelo | Preço |
Toyota RAV4 2.0 4×2 | R$ 129.990 |
Toyota RAV4 2.0 4×2 CVT TOP | R$ 139.990 |