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Toyota Prius já vende mais do que VW Golf

Mesmo custando R$ 126.600, híbrido já passou dos 2.000 emplacamentos antes do ano acabar

Por Vitor Matsubara 23 nov 2017, 14h59
Mecânicas parecidas, mas com visual bem distinto
Prius precisou de quatro meses para superar o volume total de unidades vendidas em 2016 João Mantovani/Quatro Rodas

O Toyota Prius está no Brasil desde 2013, mas nunca repetiu o sucesso de vendas de países como Estados Unidos e Japão.

E nem poderia ser diferente: ao contrário destes mercados, nos quais ele é um carro de entrada, por aqui o Prius sempre custou mais de R$ 120.000.

Desde o fim do ano passado, porém, o híbrido começou a vender bem para um veículo deste preço – e chegou a ultrapassar modelos mais badalados (e baratos) no ranking de emplacamentos mensais, como o Volkswagen Golf.

Prius começou a vender bem em 2017
Prius já vendeu mais de 2.000 unidades até novembro de 2017 Toyota/Divulgação

Os números da Fenabrave atestam a evolução do japonês que anda com gasolina ou eletricidade. Apenas 177 unidades foram comercializadas no primeiro semestre de 2016, sendo que maio foi o pior mês do ano para o Prius: somente cinco veículos foram vendidos no país.

Design controverso é a marca da quarta geração do Prius
Design controverso é a marca da quarta geração do Prius Toyota/Divulgação

A virada começou em novembro, quando o modelo teve 88 unidades emplacadas – superando o recorde de 83 veículos em abril daquele ano.

O Prius fechou 2016 com 486 emplacamentos – e a situação ficaria ainda melhor no ano seguinte.

Prius custa R$ 126.600 no Brasil
Único híbrido vendido pela Toyota no país custa R$ 126.600 Toyota/Divulgação

Foram necessários apenas quatro meses para bater o número de unidades vendidas durante todo o ano passado: 535 veículos de janeiro a abril.

Até outubro deste ano, o híbrido já totaliza 2.079 emplacamentos, sendo que seu melhor mês foi agosto, com 544 unidades.

Prius é bem acabado por dentro
Interior tem acabamento superior ao do Corolla Toyota/Divulgação

Estes números fizeram o Prius ultrapassar modelos tradicionais na indústria automotiva brasileira. No ano, ele já superou nomes como Hyundai Elantra (1.790), Suzuki Jimny (1.637), Mitsubishi Pajero (1.535), Kia Cerato (1.307) e VW SpaceFox (1.044).

Em outubro, o híbrido vendeu 165 unidades, mais do que Citroën C4 Lounge (164), Audi A4 (148) e VW Passat (96).

Lanternas do Prius tem desenho ousado
Desenho ousado das lanternas faz o Prius ser identificado de longe Toyota/Divulgação

Feito mais impressionante aconteceu em agosto, quando o Prius teve 544 emplacamentos.

Foi o suficiente para superar Ford Focus (495), Chery QQ (430), Ford Fusion (405), Fiat Doblò (371), VW Golf (351), Nissan Sentra (329), Fiat Weekend (292) e VW SpaceFox (124).

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Por que as vendas do Prius subiram tanto?

Prius já vendeu quase 4 milhões de carros
Modelo já vendeu quase 4 milhões de unidades no mundo desde a primeira geração Toyota/Divulgação

Se o Prius nunca foi barato, então qual seria a razão do crescimento das vendas do modelo em menos de um ano? Publicidade, preço e conteúdo.

A Toyota intensificou a campanha publicitária do Prius em outubro do ano passado, principalmente em canais de televisão por assinatura.

Não por acaso, foi a partir de novembro de 2016 que os números do híbrido começaram a subir. Em dezembro,  as 122 unidades vendidas superaram o volume total de veículos emplacados de junho a outubro.

O híbrido voltou aos intervalos comerciais em setembro deste ano, quando a Toyota lançou uma nova campanha publicitária. A série de quatro vídeos aborda quatro fatores que podem decidir uma compra – e que são associados ao veículo pela montadora: sustentabilidade, design, tecnologia híbrida e economia de combustível.

Prius é bem acabado por dentro
Interior tem acabamento superior ao do Corolla Toyota/Divulgação

Ao mesmo tempo, a marca inaugurou um espaço de 100 m2 no Parque Villa Lobos, em São Paulo (SP). Além de palestras e atrações interativas para demonstrar de forma lúdica o funcionamento de um veículo híbrido, há uma área de test-drive para os visitantes do parque.

Prius tem espaço interno compatível ao do Corolla
Espaço interno é compatível ao do Corolla Toyota/Divulgação

A proximidade de valores com o Toyota Corolla também explica o crescimento do Prius. Enquanto o Corolla Altis custa R$ 117.900 sem opcionais, o Prius sai por R$ 126.600 – uma diferença de R$ 8.700.

Isso não significa que o Prius seja barato, e sim que o Corolla está caro demais, deixando o cliente na dúvida entre eles.

Detalhe do carregador de celular por indução do Prius
Carregador de celular por indução é um dos itens de série do Prius Toyota/Divulgação

Quando isso acontece, a balança pesa para o lado do Prius. Movido por dois motores (um 1.8 a gasolina de 98 cv e um elétrico de 72 cv), o híbrido é bem mais moderno do que o sedã, que traz um 2.0 de 154/143 cv.

Prius tem dois motores - um a combustão e outro elétrico
Híbrido combina um motor 1.8 a gasolina de 98 cv com outro elétrico Toyota/Divulgação

Seu grande trunfo é ser mais econômico: o Prius faz 23,8 km/l na cidade e 18,2 km/l na estrada, ao passo que o Corolla registrou 11,5 km/l e 15,6 km/l, respectivamente.

O design também pode ser decidir a compra. Se o Prius está longe de ser unanimidade, quem compra o veículo se encanta por suas linhas futuristas – bem diferente do estilo mais conservador do Corolla.

Há também o benefício intangível de possuir um carro híbrido, que é a sensação de dirigir um veículo menos poluente.

Por fim, a lista de equipamentos de série é mais generosa no híbrido. Ambos têm conteúdo semelhante (incluindo 7 airbags, controles de estabilidade e de tração e a mesma central multimídia), mas o Prius oferece carregador de telefone celular por indução e head up display – este último oferecido como acessório no Corolla.

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