Acabou a polêmica: a Hilux foi aprovada no teste do alce. Após a repercussão mundial sobre seu desempenho desastroso em testes de estabilidade feitos pela publicação sueca Teknikens Värld, a Toyota promoveu alterações (já prometidas) no sistema de segurança que deixaram a picape mais segura.
As mudanças, porém, só devem ser feitas nas Hilux de cabine dupla vendidas na Europa. Não há previsão de que as alterações cheguem à Argentina, de onde saem os modelos comercializados no Brasil.
As alterações feitas foram extremamente simples. A primeira delas foi a recalibragem do controle eletrônico de estabilidade (ESP), seguida da mudança da calibragem dos pneus com carga máxima – condição na qual as provas são realizadas. Estas pequenas medidas foram suficientes para fazer com que todas as rodas da picape permanecessem em contato com o solo (veja o vídeo no final da matéria).
O “teste do alce” avalia a estabilidade dos modelos simulando uma situação de rápida mudança de trajetória, como se o motorista precisasse desviar de um alce, animal comum em países nórdicos. No caso das picapes, a prova é realizada com uma carga de 800 kg na caçamba e peso equivalente a quatro ocupantes dentro da cabine. A velocidade é sempre entre 64 e 68 km/h.