Toyota Kayoibako é a Kombi elétrica japonesa “pau para toda obra”
Conceito da minivan tem o mesmo comprimento de um Argo, mas é capaz desempenhar diversos trabalhos urbanos
A Toyota está preparando boas surpresas para o Japan Mobility Show, que começa no próximo dia 26, em Tokyo. Antes de revelar seus conceitos oficialmente no evento, a montadora está soltando algumas imagens e mostrando parcialmente o que teremos por lá.
É o caso da Kayoibako, a minivan elétrica, que assim como a Volkswagen Kombi foi um dia, também promete ser pau para toda obra. A diferença é que ela têm dimensões bem mais compactas, tornando-se ideal para as grandes metrópoles e seus trânsitos caóticos.
Seu nome significa literalmente “caixa retornável”, o que faz sentido levando em consideração seu formato quadradão. Mas não deixe a forma de caixote te enganar. Embora pareça relativamente grande nas fotos, o comprimento dela é de 3,98 metros, 1 cm menor que o Fiat Argo.
E como ela consegue ser tão útil para o trabalho? Isso é graças ao seu entre-eixos alongado. Com cerca de 2,80 m, ele é apenas 26 cm menor do que a da Toyota Sienna, a principal van da montadora que mede 5,08 m de comprimento. Nas outras dimensões a Kayoibako é bem compacta, com 1,79 m de largura e 1,85 de altura.
De acordo com a Toyota, a Kayoibako será capaz de fazer qualquer serviço que uma van maior faria. Por exemplo, ela pode servir como um veículo de transporte de carga urbano, transportar passageiros ou então ser equipada de diferentes modos para se tornar uma loja móvel ou um carro de hot-dog — ou de takoyaki, como é mais comum no Japão.
Além de um carro de serviço, o bom espaço interno da minivan também é ótimo para deficientes físicos. A Toyota afirma que o interior foi desenvolvido para atender as mais diferentes necessidades dos ocupantes, facilitando o acesso e podendo acomodar facilmente uma cadeira de rodas.
O fato de ainda estar em fase de conceito explica seu design exageradamente futurístico. A grade e os faróis são substituídos por uma tela, que pelo o que vemos nas fotos, pode reproduzir diferentes estilos de iluminação e palavras, como o nome da montadora. Já a traseira é um pouco mais tradicional, ostentando grandes luzes finas e verticais.
Por dentro, o destaque vai para a cabine. O volante tem formato de manche e traz alguns botões que devem comandar funções do carro. À frente do motorista há uma grande tela curva que ocupa todo o painel e pode mostrar diversas informações, entre elas, a velocidade atual. Já do lado esquerdo há uma tela menor, que possivelmente deve funcionar como central multimídia.
Infelizmente, isso é tudo o que foi divulgado sobre o conceito até agora. Não há informações sobre trem de força ou algo do tipo. Porém, se a Kayoibako realmente entrar nas linhas de produção, deve ser uma das candidatas a receber as novas baterias de estado sólido da Toyota, que prometem cerca de 965 km de autonomia e devem equipar os primeiros carros em 2027.
Além da Kayoibako, que deve ser apresentada em duas versões, uma convencional e outra com um jeito um tanto esportivo, a Toyota também deve revelar outros conceitos elétricos, entre eles um esportivo. Também há expectativas que um novo sedã da Lexus seja mostrado no salão.