Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Toyota Kayoibako é a Kombi elétrica japonesa “pau para toda obra”

Conceito da minivan tem o mesmo comprimento de um Argo, mas é capaz desempenhar diversos trabalhos urbanos

Por João Vitor Ferreira
19 out 2023, 11h13

A Toyota está preparando boas surpresas para o Japan Mobility Show, que começa no próximo dia 26, em Tokyo. Antes de revelar seus conceitos oficialmente no evento, a montadora está soltando algumas imagens e mostrando parcialmente o que teremos por lá.

É o caso da Kayoibako, a minivan elétrica, que assim como a Volkswagen Kombi foi um dia, também promete ser pau para toda obra. A diferença é que ela têm dimensões bem mais compactas, tornando-se ideal para as grandes metrópoles e seus trânsitos caóticos.

Toyota KAYOIBAKO
(Divulgação/Toyota)

Seu nome significa literalmente “caixa retornável”, o que faz sentido levando em consideração seu formato quadradão. Mas não deixe a forma de caixote te enganar. Embora pareça relativamente grande nas fotos, o comprimento dela é de 3,98 metros, 1 cm menor que o Fiat Argo.

Toyota KAYOIBAKO
(Divulgação/Toyota)

E como ela consegue ser tão útil para o trabalho? Isso é graças ao seu entre-eixos alongado. Com cerca de 2,80 m, ele é apenas 26 cm menor do que a da Toyota Sienna, a principal van da montadora que mede 5,08 m de comprimento. Nas outras dimensões a Kayoibako é bem compacta, com 1,79 m de largura e 1,85 de altura.

Toyota KAYOIBAKO
(Divulgação/Toyota)

De acordo com a Toyota, a Kayoibako será capaz de fazer qualquer serviço que uma van maior faria. Por exemplo, ela pode servir como um veículo de transporte de carga urbano, transportar passageiros ou então ser equipada de diferentes modos para se tornar uma loja móvel ou um carro de hot-dog —  ou de takoyaki, como é mais comum no Japão. 

Continua após a publicidade
Toyota KAYOIBAKO
(Divulgação/Toyota)

Além de um carro de serviço, o bom espaço interno da minivan também é ótimo para deficientes físicos. A Toyota afirma que o interior foi desenvolvido para atender as mais diferentes necessidades dos ocupantes, facilitando o acesso e podendo acomodar facilmente uma cadeira de rodas.

Toyota KAYOIBAKO
(Divulgação/Toyota)

O fato de ainda estar em fase de conceito explica seu design exageradamente futurístico. A grade e os faróis são substituídos por uma tela, que pelo o que vemos nas fotos, pode reproduzir diferentes estilos de iluminação e palavras, como o nome da montadora. Já a traseira é um pouco mais tradicional, ostentando grandes luzes finas e verticais.Toyota KAYOIBAKO

Por dentro, o destaque vai para a cabine. O volante tem formato de manche e traz alguns botões que devem comandar funções do carro. À frente do motorista há uma grande tela curva que ocupa todo o painel e pode mostrar diversas informações, entre elas, a velocidade atual. Já do lado esquerdo há uma tela menor, que possivelmente deve funcionar como central multimídia.

Toyota KAYOIBAKO
(Divulgação/Toyota)

Infelizmente, isso é tudo o que foi divulgado sobre o conceito até agora. Não há informações sobre trem de força ou algo do tipo. Porém, se a Kayoibako realmente entrar nas linhas de produção, deve ser uma das candidatas a receber as novas baterias de estado sólido da Toyota, que prometem cerca de 965 km de autonomia e devem equipar os primeiros carros em 2027.

Toyota KAYOIBAKO
(Divulgação/Toyota)

Além da Kayoibako, que deve ser apresentada em duas versões, uma convencional e outra com um jeito um tanto esportivo, a Toyota também deve revelar outros conceitos elétricos, entre eles um esportivo. Também há expectativas que um novo sedã da Lexus seja mostrado no salão.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.