Especial Namorados: Revista em casa por 9,90

Toyota Hilux ‘monstro’ tem motor V12, mais de 540 cv e torque de caminhão

A picape foi especialmente modificada para competir na corrida dos sonhos de seu dono

Por João Vitor Ferreira
18 set 2021, 09h33
motor v12 hilux
(Fat Boy Fab Works/Facebook)

Alguns fazem de tudo para realizar os seus sonhos. O de Francois Fritz, da FatBoy Fab Works, por exemplo, era o de competir na Simola Hillclimb, uma corrida de escalada que aconteceu no início do mês na África do Sul.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Para isso, ele pegou sua Toyota Hilux 2012 e transformou ela em um monstro. Inspirado na história de uma minivan Toyota Hiace V12, ele decidiu fazer a mesma transformação mecânica em sua picape. Mas antes de substituir o motor original 3.0 turbodiesel, Fritz adicionou um par de turbos gêmeos ao conjunto. Com essa configuração, a picape passou a ter quase 288 cv e 69,2 kgfm.

Continua após a publicidade

Mesmo com tanta potência, ainda não era o suficiente. O próximo passo foi trocar o motor. O escolhido foi o V12 5.0 1GZ-FE doado por um Toyota Century (o carro mais luxuoso da fabricante japonesa), que também cedeu a transmissão automática de 4 velocidades.

Hilux V12
Francois Fritz transformou sua Hilux em um monstro para disputar a corrida dos seus sonhos (Chris Wall Media/Reprodução)

Para completar o conjunto, dois turbocompressores Garrett GT35, rodas de liga leve com pneus mais aderentes e um sistema de gerenciamento Spitronics foram instalados.

Continua após a publicidade
Hilux v12 monstra
(Divulgação/Toyota)

Para tudo ficar nos conformes, alguns ajustes precisaram ser feitos. A parte interna do motor foi reconstruída, enquanto o eixo traseiro foi substituído por um personalizado. O resultado final são 546 cv e quase 99 kgfm, torque digno de um caminhão de porte médio, para subir morro acima. 

Motor V12 instalado na Hilux
(Fat Boy Fab Works/Facebook)
Continua após a publicidade

Na hora de competir na Simola Hillclimb, houve algumas dificuldades. No primeiro dia, problemas eletrônicos e no câmbio não permitiram que a picape participasse do aquecimento. No dia seguinte, o regulador de tensão do alternador falhou. Mas a Hilux V12 recebeu uma bateria bem carregada só para subir a montanha. E conseguiu!

Hilux V12
(Chris Wall Media/Reprodução)

Não ficou entre os três melhores tempos, mas o projeto montado em duas semanas se garantiu e chegou ao fim do circuito sem tombar. Fritz diz que agora a picape só precisa de um upgrade no freio. Mas provavelmente, isso será tarefa para outro dono, já que a Hilux monstro foi colocada à venda. Esperamos que ela possa realizar outros sonhos.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

CAPA quatro rodas setembro edição 749
(arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
ESPECIAL NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.