Toyota Hilux 2024 estreia novo visual e motor híbrido na Austrália
Modelo passa por terceiro facelift consecutivo e ainda ganha nova atualização em sua motorização
Lançada em 2015, a atual geração da Toyota Hilux está estreando seu terceiro facelift na Austrália. A picape média recebeu uma série de atualizações visuais, novos equipamentos com tecnologia aprimorada e, o mais importante, a nova motorização com sistema híbrido leve de 48 V.
A intenção é manter sua competitividade frente a sua principal rival, a Ford Ranger, que foi a picape média mais vendida na Austrália em 2023.
Diferentemente das versões vendidas na Japão e em outros mercados, a Toyota Hilux 2024 australiana tem para-choque frontal tem um prolongamento diferente acima dos faróis de neblina e a nova grade dianteira abandonou a moldura, deixando seu visual menos carregado. A base do para-choque está diferente, com proteção inferior que combina plástico preto e prateado. O restante da carroceria segue o modelo anterior.
Turbodiesel e híbrida
O destaque para esta atualização de 2024 está no novo sistema híbrido de 48 V, que já havia sido anunciada para a Europa e agora estreia na Austrália. O motor 2.8 turbodiesel de quatro cilindros com 204 cv e 50,9 kgfm, mesmo usado no Brasil, é auxiliado por um motor-gerador conectado a ele por correia, possibilitando um sistema Star/Stop mais eficiente.
Esse motor-gerador pode auxiliar em acelerações, velocidade constante e em retomadas com seus 16 cv de potência e 6,6 kgfm de torque. A Toyota afirma que a eletrificação melhora a economia de combustível de 6 a 10%, dependendo do acabamento.
As versões Rogue e SR5 terão o sistema híbrido-leve de série, mas também será opcional para a 4×4 SR. Todas as versões eletrificadas terão o sistema Multi-Terrain Select, que oferece seis modos de condução para diferentes terrenos.
Esse mesmo motor turbodiesel também é oferecido no Brasil. Inclusive, a Toyota Hilux fabricada na Argentina pode adotar o sistema híbrido leve em um futuro próximo pensando na competitividade de picapes eletrificadas.
Outras opções de motorização para a Hilux vendida na Austrália são dois motores diesel, um 2.4 e outro 2.8, não eletrificados. Há ainda um motor a gasolina 2.7, oferecido com transmissão manual ou automática com tração integral e dianteira.
Data de estreia e valores
A Toyota Hilux 2024 chegará aos concessionários australians já em março de 2024. Os preços partem dos US$ 17.300 (R$ 85.000) e vão até US$ 48.500 (R$ 238.000) na versão topo de linha. As versões que agora terão sistema híbrido custarão cerca de R$ 2.000 a R$ 5.000 reais a mais que seus antecessores, na conversão atual.