PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Toyota GR Corolla com câmbio automático pode estar a caminho

De acordo com o chefe da Gazoo Racing, eles talvez adicionem o câmbio automático se houver demanda por parte dos consumidores

Por João Vitor Ferreira
22 Maio 2024, 17h00
Toyota GR Corolla Brasil
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Toyota ainda não tem uma resposta concreta sobre um possível GR Corolla automático. Porém, quando perguntado sobre o assunto durante um evento na Austrália, o presidente da Gazoo Racing, Tomoya Takahashi, dá uma resposta curta e sem enrolação: “Se houver demanda, talvez”.

A questão é: existe a demanda? As evidências dizem que sim. Na Austrália, por exemplo, o chefe de vendas e marketing da Toyota local, Sean Hanley, afirma que os GR Cupra e GR 86 automáticos correspondem a metade das vendas desses modelos no país.

Partindo para outro mercado, desta vez o americano, por lá os carros automáticos são quase uma unanimidade. Existem diversos relatos e pesquisas que mostram que cada vez menos cidadãos dos EUA sabem como manejar uma alavanca e uma embreagem, sem contar que, assim como no Brasil, a procura por esse tipo de carro vem caindo.

Toyota GR Corolla Brasil
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A introdução de uma caixa automática também deixaria o GR Corolla mais competitivo dentro do mercado de hot hatches. Outros rivais, tanto europeus como o VW Golf R, como os asiáticos como o Subaru Impreza WRX e o Hyundai Elantra N, estão disponíveis com uma caixa automática.

Continua após a publicidade

Recentemente, no início de 2024, o ‘irmão menor’ GR Yaris ganhou uma opção de câmbio automático de oito marchas, que poderia ser facilmente adaptada ao GR Corolla já que os dois são equipados com o mesmo motor 1.6 turbo de seis cilindros e serem construídos em plataformas semelhantes — GA-B do Yaris e GA-C do Corolla.

Toyota GR Corolla brasil
Toyota GR Corolla Circuit Edition (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Embora a caixa de câmbio automática tenha deixado o GR Yaris 40 kg mais pesado, ela compensa deixando o carro mais rápido em linha reta e mais confortável para o dia-a-dia.

Compartilhe essa matéria via:

Os mais puristas também reclamam da falta de emoção da transmissão automática, mas a Toyota fez um trabalho pesado para deixar o câmbio do GR Yaris mais responsivo, se comportando de maneira semelhante a um piloto de corrida. Mas se ele será introduzido no GR Corolla, só depende da demanda.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.