Toyota Gazoo Racing manterá esportivos a combustão o máximo possível
Com pé atrás com a eletrificação, a Toyota planeja manter os seus modelos esportivos com motores a combustão pelo maior tempo possível
A Toyota se afastou do desenvolvimento de carros elétricos de desempenho por ter outras pretensões para o segmento. A empresa não é a única que ainda desconfia de um futuro totalmente elétrico.
A Gazoo Racing, braço do automobilismo e de carros esportivos da montadora japonesa, ainda acredita que os motores a combustão possuem um futuro, portanto ainda teremos alguns lançamentos pela frente. Investimentos estão sendo feitos e modelos futuros, além dos já conhecidos GR86, GR Yaris, GR Corolla e GR Supra, devem chegar com motorizações a combustão.
Em entrevista a revista australiana Car Expert, o presidente da Toyota Gazoo Racing, Tomoya Takahashi, afirmou que não há planos internos para a construção de um modelo elétricos de alto desempenho. O executivo prosseguiu dizendo que pretende “Usar motores a combustão o máximo possível. Pode haver um momento no futuro em que os motores sejam proibidos, mas os motores de combustão interna não são ruins, o inimigo é o carbono.”
Segundo regras da União Europeia, até 2035 os motores a combustão devem não existir mais. Porém, o martelo ainda não foi batido para essa proibição.
Embora os puristas provavelmente fiquem felizes com estas declarações, não podemos deixar de lado o destino do conceito FT-Se totalmente elétrico apresentado em 2023 durante o Salão de Tóquio.
O modelo era um esportivo assinado pela Gazoo Racing com dois assentos, motores duplos e tração integral com configuração voltadas para as rodas de trás. O interessante elétrico da Toyota foi apresentado com desempenho até 100 km/h em 3,0 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.
Em entrevista ao site InsideEVs, o gerente de projeto de design da Garzo Racing, Hideaki Iida, disse que o Toyota FT-Se pode chegar para produção depois de 2026. O modelo, apesar das diferentes pretenções da própria marca, parece não ter sido totalmente descartado, mas outros modelos a combustão com a sigla GR estão na frente para produção.
Embora essa “briga” permaneça por alguns anos ainda na Toyota, Takahashi também aposta em motorizações híbridas para os modelos GR: “ao utilizar tecnologia híbrida, podemos reduzir as emissões de carbono”. O executivo também afirma que não descarta os combustíveis sintéticos e todos sabemos que a Toyota segue em busca de motores a combustão movidos a hidrogênio.