Desde que estreou no Brasil, em setembro de 2012, o Toyota Etios teve mudanças de equipamentos – e muitas vezes visuais – em todas as mudanças de ano-modelo.
Foi assim que ele ganhou retrovisores com ajuste elétrico, trocou o painel cinza pelo preto, o quadro de instrumentos analógico pelo digital, recebeu motores mais potentes, nova frente e até controles de estabilidade e tração de série.
Desta vez, como antecipa o Motor1, o Toyota Etios não terá qualquer mudança. Ou melhor, tem sim. Tanto o hatch como o sedã ficaram até R$ 500 mais caros:
MODELO | PREÇO | AUMENTO |
Toyota Etios X 1.3 MT6 | R$ 50.090 | R$ 400 |
Toyota Etios X 1.3 AT4 | R$ 55.090 | R$ 400 |
Toyota Etios X Plus 1.5 MT6 | R$ 57.190 | R$ 500 |
Toyota Etios X Plus 1.5 AT4 | R$ 62.190 | R$ 500 |
Toyota Etios Sedã X 1.5 MT6 | R$ 55.190 | R$ 400 |
Toyota Etios Sedã X 1.5 AT4 | R$ 60.490 | R$ 500 |
Toyota Etios Sedã X Plus 1.5 MT6 | R$ 59.990 | R$ 500 |
Toyota Etios Sedã X Plus 1.5 AT4 | R$ 65.290 | R$ 500 |
Compacto no escanteio
O lançamento do Yaris, em junho, tirou o protagonismo do Etios – até então o único compacto da Toyota no Brasil.
Mais que isso: o Etios perdeu as versões mais caras XS, XLS e Platinum em favor do irmão mais novo com design mais arrojado.
Hoje nenhuma das versões do Etios disponíveis tem, por exemplo, central multimídia e faróis de neblina. Têm bons equipamentos, porém, como painel de instrumentos digital, controles de tração e estabilidade, ar-condicionado, direção elétrica e, nas versões X-Plus, rádio com bluetooth.
Isso teve impacto nas vendas do Etios. Em janeiro e fevereiro de 2018 o hatch somou 6.046 unidades vendidas, contra 2.611 carros este ano. O sedã, que teve 4.572 vendidos no mesmo período do ano passado, em 2019 conseguiu apenas 1.776.