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Toyota C+pod é carro elétrico pequeno e barato feito de plástico

O C+pod carrega duas pessoas e pode chegar a até 60 km/h. Ele já pode ser adquirido por empresas e só em 2022 estará disponível para o público

Por Isadora Carvalho 28 dez 2020, 14h13
Toyota C Pod
Divulgação/Toyota

Carros elétricos ainda são muito caros, mas o tamanho deles, dos motores e do conjunto de baterias é o que motiva isso. Mas e se um carro elétrico fosse pensado para ser pequeno, barato e prático? Esse é o caso do Toyota C+pod.

Seu mais novo carro elétrico urbano foi lançado no dia de natal (25 de dezembro) e em um primeiro momento será destinado a empresas, governos locais e outras organizações. Para o consumidor final estará disponível em 2022.

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Toyota C Pod
Divulgação/Toyota

Como se vê pelas fotos o Toyota C+pod é realmente pequeno, só comporta duas pessoas. E ele consegue ser menor que um Smart com 2,49 m de comprimento, 1,29 m de largura, 1,55 m de altura e apenas 1,78 m de entreeixos.

Mesmo assim é até possível levar alguma bagagem no compartimento traseiro, que não é bem um porta-malas.

Toyota C Pod

O elétrico tem preço inicial de 1.650.000 ienes (U$ 15.908) para a versão de entrada e 1.716.000 ienes (U$ 16.544) para a mais completa. 

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Ele usa um pequeno motor elétrico montado na parte traseira com potência máxima de 9,2 kW (12,4 cv) e 5,7 kgfm de torque, que permite acelerar até uma velocidade máxima de 60 km/h.

A autonomia é de 150 km graças a uma bateria de 9,06 kWh posicionada sob o assoalho. A sua recarga leva cerca 5 horas em uma tomada 220V e 16 horas em uma de 100V.

Toyota C Pod
Divulgação/Toyota

No conteúdo, o elétrico vem bem completo com ar condicionado, bancos aquecidos, espelhos laterais com ajuste elétrico, travamento central e painel de instrumentos digital montado no centro do painel. 

Toyota C Pod
Divulgação/Toyota

Há ainda sistema de segurança pré-colisão com detecção de veículos dia e noite, e de pedestres e ciclistas durante o dia. Ele também vem com luzes LED frontais e traseiras.

Como forma de auxiliar na redução do peso final, o modelo conta com painéis de plástico em sua estrutura em substituição ao aço que normalmente é empregado nos automóveis.

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