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Toyota Corolla Cross da Stock Car surge com motor 2.1 turbo de 500 cv

Na temporada 2025, a Toyota trocará o Corolla pelo Corolla Cross, que estreia com chassi inédito e sem motor V8

Por Nicolas Tavares
4 out 2024, 19h00
Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025
Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025 (Divulgação/Toyota)
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Seis meses depois de revelar as primeiras fotos, a Toyota apresenta o Corolla Cross que estará nas pistas de corrida brasileiras a partir de 2025. A nova temporada da Stock Car, principal categoria do turismo nacional, se afastará dos sedãs para usar bolha com silhueta baseada em SUVs, com o Corolla Cross disputando contra o Chevrolet Tracker e o Mitsubishi Eclipse Cross.

Antes apresentado de forma virtual, agora o Toyota Corolla Cross da Stock Car está pronto para correr, com sua carroceria definitiva. Assim como os demais carros da categoria, não é exatamente o carro das ruas por usar uma plataforma chamada Audace SNG01, desenvolvida especialmente para a competição.

Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025
Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025 (Divulgação/Toyota)

Esta arquitetura traz diversas evoluções. O chassi é feito com um aço chamado DP980R desenvolvido e fornecido pela ArcelorMittal especialmente para a Stock Car. A estrutura é mais resistente e tem uma rigidez maior para entregar mais segurança e desempenho.

A mudança mais importante é a conectividade. Conta com um sistema controlado pelo processador Qualcomm Snapdragon 5G que permite monitorar diversas funções do carro. Junto com a câmera interna de 360°, as transmissões da corrida terão ainda mais informações e cenas, com dados do motor exibidos em tempo real.

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Sua carroceria é produzida pela Magna Compósitos usando um material composto, combinando fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar. Isto reduzirá o peso consideravelmente, dos 1.405 kg atuais para 1.100 kg. Conta com uma asa traseira móvel semelhante à da Fórmula 1, outra novidade para a categoria.

stock car 2025
Estrutura tubular de aço foi desenvolvida com o objetivo de favorecer o desempenho e garantir segurança (Divulgação/Quatro Rodas)

Como é de costume, todos os carros terão a mesma mecânica. O V8 5.7 aspirado usado desde 2011 sairá de cena e em seu lugar veremos um 2,1 litros turbo de quatro cilindros, ainda abastecido com etanol. É controlado por uma transmissão semiautomática sequencial de seis marchas.

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Foi equipado com suspensão independente nas quatro rodas do tipo duplo A e um sistema pushrod, combinados a amortecedores reguláveis da Penske Racing. As rodas de liga leve de 18 polegadas foram criadas pela Mangels, calçando pneus Hankook 300/680 R18 e com freios a disco ventilados.

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Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025
Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025 (Divulgação/Toyota)

As fotos mostram que a carroceria inspirada no Corolla Cross é bem diferente do SUV, sendo mais baixa e com um capô bem longo, lembrando bem mais um sedã do que o utilitário. Tanto a frente quanto a traseira remetem ao carro de rua, com faróis ne mesmo formato, assim como a grade dianteira e as lanternas.

Além do Corolla Cross, a Chevrolet irá competir com um carro inspirado no Tracker e a Mitsubishi entra para a categoria com o Eclipse Cross. Uma quarta marca, ainda não revelada, fará parte do grid em 2025 e deve ser apresentada ainda este ano.

Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025
Toyota Corolla Cross da Stock Car 2025 (Divulgação/Toyota)

O chassi utilizado atualmente (JL-G09) estreou em 2009. Ao longo desses 15 anos, as maiores mudanças da Stock se concentraram nas carenagens, alteradas de maneira a se parecerem com o modelo de rua mais conveniente para cada uma das fábricas participantes. As atuais, por exemplo, reproduzem as linhas do Chevrolet Cruze e do Toyota Corolla.

Ficha Técnica

  • Motor: Audace Tech Chevrolet ou Audace Tech Toyota, etanol, quatro cilindros, 2,1 litros, turboalimentado, 16 válvulas e injeção eletrônica, 500 cv (7.600 rpm) Torque: 580 Nm (de 4.000 a 6.800 rpm). RPM máximo: 7.600
  • Peso: 1.100 kg  (2 kg por cv)
  • Câmbio: XTrac P1529, sequencial e semiautomático, seis marchas, é acionado pelo piloto, mas o mecanismo gerencia o engate. Trocas acionadas por borboletas no volante. Tração traseira
  • Direção: sistema pinhão/cremalheira, acionamento elétrico
  • Suspensão: triângulos sobrepostos (“duplo A”). Sistema pushrod. Amortecedores reguláveis de competição
  • Freios: disco ventilado, nas quatro rodas, com pastilhas Fras-le e pinças de competição AP Racing. Seis pistões na dianteira e quatro na traseira
  • Carroceria: Chevrolet e Toyota, material compósito (incluindo fibra de carbono, fibra de vidro, aramida e Kevlar), simulações e testes. Fabricação: Rallc; estrutura tubular de aço DP980R ArcelorMittal, proteção antichama por paredes corta-fogo com chapas de alumínio e revestimento resistente ao calor, estruturas do tipo crash box na dianteira e traseira de alumínio para absorção de impacto. Banco do piloto projetado e fabricado nos EUA com certificação FIA
  • Chassi: tubos DP980R da família de Aços Avançados de Alta Resistência. Entre-eixos: 2.750 mm. Rodas: Mangels, liga leve, medidas 11,5 x 18 polegadas (diâmetro x largura)
  • Pneus: Hankook medidas 300/680 R18
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