Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Toyota bZ4X tem recarga solar e antecipa SUV elétrico que chega em 2022

Modelo desenvolvido em parceria com a Subaru será o primeiro da nova linha eletrificada bZ, que terá mais 7 integrantes até 2025

Por Guilherme Fontana 19 abr 2021, 15h51
Toyota bZ4X Concept
Divulgação/Toyota

Com forte presença entre os híbridos, a Toyota finalmente começará a apostar em modelos elétricos. Uma prévia disso é a apresentação do conceito bZ4X no Salão de Xangai, que estará aberto para o público entre os dias 21 e 28 de abril.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O SUV médio será o primeiro integrante da inédita linha eletrificada bZ, que vem de “beyond Zero” ( ou “além de zero”, na tradução livre para o português), e terá sua versão final revelada em meados de 2022. Até 2025, a Toyota promete lançar 15 novos carros elétricos, sendo 7 da gama bZ.

Toyota bZ4X Concept
Divulgação/Toyota

Os únicos detalhes mecânicos divulgados por enquanto são escassos. O bZ4X é equipado com um sistema de tração integral fornecido por dois motores elétricos, um em cada um dos eixos. O sistema foi desenvolvido em conjunto com a Subaru e deve garantir uma “capacidade off-road genuína”, de acordo com a marca.

  • Toyota bZ4X Concept
    Divulgação/Toyota

    Assim como os aceleradores modernos, a direção não tem conexão mecânica com as rodas. Em outras palavras, não tem coluna de direção! O sistema chamado steer-by-wire promete remover interferências de superfícies, com respostas mais precisas. Além disso, a grande bateria do SUV pode ser recarregada com energia solar.

    Continua após a publicidade
    Toyota bZ4X Concept
    Divulgação/Toyota

    Por fora, o conceito mistura traços inéditos com linhas já vistas em outros carros da marca, como os recortes quadrados das molduras dos para-lamas, os fortes vincos laterais e as lanternas pronunciadas na traseira. Tudo isso está no atual RAV4.

    Toyota bZ4X Concept
    Divulgação/Toyota

    A dianteira tem faróis afilados, aberturas nas extremidades do para-choque e uma grande área fechada central, já que, por ser elétrico, não há a necessidade de grade para resfriamento do motor. A traseira tem ângulos mais fortes e lanternas interligadas. De lado, o SUV ganha aparência de cupê.

    Por dentro, o visual já aponta para a versão final do modelo, sem muitas extravagâncias de outros conceitos. O painel abriga poucos botões físicas para concentrar os comandos nas telas. O volante tem formato diferente do convencional, parecido com o que já é utilizado pela Tesla.

    Toyota bZ4X Concept
    Divulgação/Toyota

    Segundo a Toyota, o longo entre-eixos, sem medidas divulgadas, dão amplitude ao interior e garantem um espaço para as pernas no banco traseiro digno de modelos de segmentos superiores.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021

    Continua após a publicidade
    Publicidade