Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Toyota bZ4X tem recarga solar e antecipa SUV elétrico que chega em 2022

Modelo desenvolvido em parceria com a Subaru será o primeiro da nova linha eletrificada bZ, que terá mais 7 integrantes até 2025

Por Guilherme Fontana 19 abr 2021, 15h51
Toyota bZ4X Concept
Divulgação/Toyota

Com forte presença entre os híbridos, a Toyota finalmente começará a apostar em modelos elétricos. Uma prévia disso é a apresentação do conceito bZ4X no Salão de Xangai, que estará aberto para o público entre os dias 21 e 28 de abril.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O SUV médio será o primeiro integrante da inédita linha eletrificada bZ, que vem de “beyond Zero” ( ou “além de zero”, na tradução livre para o português), e terá sua versão final revelada em meados de 2022. Até 2025, a Toyota promete lançar 15 novos carros elétricos, sendo 7 da gama bZ.

Toyota bZ4X Concept
Divulgação/Toyota

Os únicos detalhes mecânicos divulgados por enquanto são escassos. O bZ4X é equipado com um sistema de tração integral fornecido por dois motores elétricos, um em cada um dos eixos. O sistema foi desenvolvido em conjunto com a Subaru e deve garantir uma “capacidade off-road genuína”, de acordo com a marca.

Toyota bZ4X Concept
Divulgação/Toyota

Assim como os aceleradores modernos, a direção não tem conexão mecânica com as rodas. Em outras palavras, não tem coluna de direção! O sistema chamado steer-by-wire promete remover interferências de superfícies, com respostas mais precisas. Além disso, a grande bateria do SUV pode ser recarregada com energia solar.

Continua após a publicidade

Toyota bZ4X Concept
Divulgação/Toyota

Por fora, o conceito mistura traços inéditos com linhas já vistas em outros carros da marca, como os recortes quadrados das molduras dos para-lamas, os fortes vincos laterais e as lanternas pronunciadas na traseira. Tudo isso está no atual RAV4.

Toyota bZ4X Concept
Divulgação/Toyota

A dianteira tem faróis afilados, aberturas nas extremidades do para-choque e uma grande área fechada central, já que, por ser elétrico, não há a necessidade de grade para resfriamento do motor. A traseira tem ângulos mais fortes e lanternas interligadas. De lado, o SUV ganha aparência de cupê.

Por dentro, o visual já aponta para a versão final do modelo, sem muitas extravagâncias de outros conceitos. O painel abriga poucos botões físicas para concentrar os comandos nas telas. O volante tem formato diferente do convencional, parecido com o que já é utilizado pela Tesla.

Toyota bZ4X Concept
Divulgação/Toyota

Segundo a Toyota, o longo entre-eixos, sem medidas divulgadas, dão amplitude ao interior e garantem um espaço para as pernas no banco traseiro digno de modelos de segmentos superiores.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês