Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Toyota bZ4X tem recarga solar e antecipa SUV elétrico que chega em 2022

Modelo desenvolvido em parceria com a Subaru será o primeiro da nova linha eletrificada bZ, que terá mais 7 integrantes até 2025

Por Guilherme Fontana
19 abr 2021, 15h51
Toyota bZ4X Concept
(Divulgação/Toyota)

Com forte presença entre os híbridos, a Toyota finalmente começará a apostar em modelos elétricos. Uma prévia disso é a apresentação do conceito bZ4X no Salão de Xangai, que estará aberto para o público entre os dias 21 e 28 de abril.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O SUV médio será o primeiro integrante da inédita linha eletrificada bZ, que vem de “beyond Zero” ( ou “além de zero”, na tradução livre para o português), e terá sua versão final revelada em meados de 2022. Até 2025, a Toyota promete lançar 15 novos carros elétricos, sendo 7 da gama bZ.

Toyota bZ4X Concept
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Os únicos detalhes mecânicos divulgados por enquanto são escassos. O bZ4X é equipado com um sistema de tração integral fornecido por dois motores elétricos, um em cada um dos eixos. O sistema foi desenvolvido em conjunto com a Subaru e deve garantir uma “capacidade off-road genuína”, de acordo com a marca.

Toyota bZ4X Concept
(Divulgação/Toyota)

Assim como os aceleradores modernos, a direção não tem conexão mecânica com as rodas. Em outras palavras, não tem coluna de direção! O sistema chamado steer-by-wire promete remover interferências de superfícies, com respostas mais precisas. Além disso, a grande bateria do SUV pode ser recarregada com energia solar.

Continua após a publicidade
Toyota bZ4X Concept
(Divulgação/Toyota)

Por fora, o conceito mistura traços inéditos com linhas já vistas em outros carros da marca, como os recortes quadrados das molduras dos para-lamas, os fortes vincos laterais e as lanternas pronunciadas na traseira. Tudo isso está no atual RAV4.

Toyota bZ4X Concept
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

A dianteira tem faróis afilados, aberturas nas extremidades do para-choque e uma grande área fechada central, já que, por ser elétrico, não há a necessidade de grade para resfriamento do motor. A traseira tem ângulos mais fortes e lanternas interligadas. De lado, o SUV ganha aparência de cupê.

Por dentro, o visual já aponta para a versão final do modelo, sem muitas extravagâncias de outros conceitos. O painel abriga poucos botões físicas para concentrar os comandos nas telas. O volante tem formato diferente do convencional, parecido com o que já é utilizado pela Tesla.

Toyota bZ4X Concept
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Segundo a Toyota, o longo entre-eixos, sem medidas divulgadas, dão amplitude ao interior e garantem um espaço para as pernas no banco traseiro digno de modelos de segmentos superiores.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 744 Abril 2021

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.