Carro mais barato da Toyota na Indonésia, o Agya chega à sua segunda geração com uma grande responsabilidade que o distanciará de seus irmãos de baixo custo, os Daihatsu Ayla e Perodua Axia. Ele ganha uma versão exclusiva com a chancela da divisão esportiva GR; é em seu nível mais básico, mas dá direito a pequenas alterações mecânicas.
O hatch de 3,76 metros de comprimento (8 cm a mais que um Renault Kwid) chega ao mercado indonésio em quatro variantes diferentes, a partir de aproximadamente R$ 57.000 na conversão direta e, portanto, mais barato que qualquer carro zero-quilômetro no Brasil. A versão GR Sport (ou GR-S), topo de linha, começa em aproximados R$ 80.000.
O primeiro diferencial do modelo em sua versão Toyota, que o destaca por fazer parte da “marca-mãe”, é ser equipado sempre com a motorização mais potente dos “irmãos” de baixo custo. O 1.2 de três cilindros aspirado entrega 88 cv e 11,5 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas nas duas versões mais baratas e CVT nas duas mais caras, incluindo a esportivada.
Para a versão GR Sport, não há alterações em motor e câmbio mas, como nos demais Toyota que recebem o logotipo da divisão esportiva da japonesa, vêm melhorias na suspensão. Segundo a marca, o conjunto tem ajuste mais esportivo, ou seja, mais rígido. Alterações mais profundas, vale lembrar, são feitas apenas nos modelos com designação “GR”, ao invés de “GR Sport”.
Ainda sobre a configuração topo de linha, as maiores diferenças para as demais versões e para os Daihatsu e Perodua estão na aparência e nos equipamentos. Por fora, o para-choque dianteiro tem grandes aberturas e acabamentos em preto brilhante, dispensando completamente detalhes cromados — com exceção do logotipo da Toyota. Os faróis são de LED.
O para-choque traseiro ganha uma porção central que simula um difusor de ar em preto brilhante, enquanto as lanternas são escurecidas e, logo acima, há um aerofólio. O teto é sempre pintado de preto. De lado, há saias laterais e rodas de liga leve com 15 polegadas e acabamento diamantado.
Por dentro, o Agya GR-S tem acabamento todo em preto com detalhes vermelhos, o logo da versão no volante (que é diferente), central multimídia com 8 polegadas, carregador de celulares por indução, aletas para trocas manuais de marcha e quadro de instrumentos que mistura elementos analógicos e digitais.
Vale dizer que as demais versões, mais baratas, também têm diferenciais estéticos em relação aos Ayla e Axia, como em para-choques e rodas. Na traseira, o modelo da Toyota dispensa um elemento que simula a extensão das lanternas na tampa do porta-malas presente nos “irmãos”.