Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Toyota e Suzuki estariam desenvolvendo um esportivo com motor 1.0 turbo

Fruto da parceria entre as marcas, estabelecida em 2019, o novo esportivo poderá ser uma versão de produção do conceito Sports EV

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 fev 2023, 13h51

Eletrificados ou não, a Toyota tem demonstrado grande empenho em carros esportivos nos últimos anos, e há mais por vir. De acordo com a revista japonesa Best Car, um novo esportivo compacto está em desenvolvimento pela fabricante, em parceria com a Daihatsu (marca de baixo custo da Toyota) e a Suzuki. Ainda não há previsão, porém, de quando o modelo seria revelado.

Segundo a publicação, o novo esportivo seria uma versão de produção do conceito Sports EV, apresentado em 2021 pela Toyota e que nunca teve detalhes técnicos apresentados, exceto pelo fato de ser um elétrico e ter a chancela da divisão GR.

Toyota Sports EV
Toyota Sports EV (Divulgação/Toyota)

A diferença é que o modelo final não seria elétrico, e sim equipado com um motor 1.0 turbo de três cilindros, com algo em torno de 120 cv e 15 kgfm. Um sistema híbrido-leve também estaria presente para auxiliar com mais força e no consumo de combustível. São números modestos, mas consideremos que o modelo teria dimensões reduzidas e cerca de 1 tonelada.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Sobre o desenvolvimento, a revista japonesa aponta que a Toyota ficaria responsável pelo esquema de suspensão – além, possivelmente, da carroceria final. A motorização ficaria a cargo da Suzuki.

Suzuki e Toyota juntas?

O possível novo esportivo não será o primeiro modelo desenvolvido através de uma parceria entre Suzuki e Toyota. As empresas firmaram um acordo em 2019 prevendo colaboração no desenvolvimento de produtos, com expansão para novos segmentos, e compartilhamento de modelos.

Suzuki Across é nada mais que um Toyota RAV4 rebatizado
Suzuki Across é nada mais que um Toyota RAV4 rebatizado (Divulgação/Suzuki)

Um dos destaques do acordo é o trabalho em conjunto das marcas para a criação de híbridos, além de modelos para os mercados indianos, africanos e europeus.

Até agora, ao menos três modelos foram afetados pela parceria, sendo todos Toyota transformados em Suzuki. A perua Corolla virou Suzuki Swace, enquanto o RAV4 se transformou em Suzuki Across. Já o Toyota Hyryder, virou o novo Suzuki Grand Vitara.

Suzuki Swace é a versão Suzuki do Toyota Corolla perua
Suzuki Swace é a versão Suzuki do Toyota Corolla perua (Divulgação/Suzuki)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.