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Top ten: parceria de renome

Independência financeira que nada: às vezes, duas marcas unem suas forças para fazer história

Por Da Redação - Atualizado em 28 mar 2017, 19h59 - Publicado em 28 mar 2017, 19h53

FORD E JEEP

divulgação/Quatro Rodas

O Jeep Willys foi montado no país pela Willys Overland do Brasil em 1954. Após a matriz se afundar numa crise financeira nos EUA, o 4×4 passou a ser feito aqui sob a marca Ford-Willys até 1970. A Ford comprou depois a licença de produção do modelo e o fabricou até 1983.

VW E PORSCHE

divulgação/Volkswagen

A VW queria aposentar o Karmann Ghia e a Porsche, o modelo 912. Assim veio o 914, ou VW-Porsche. O projeto seria designado à Porsche, a mecânica à Volks e a carroceria seria da Karmann, que já fazia o 911 e o 912.

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TOYOTA E SUBARU

divulgação/Toyota

A união das japonesas gerou os gêmeos Toyota 86 (foto) e Subaru BRZ. Produzido desde 2012, trazem sempre o mesmo motor Subaru boxer 2.0 de 200 cv. Nos EUA, virou Scion FR-S, extinta divisão local da Toyota.

BMW E ISO

divulgação/BMW

Em 1953, a Iso mostrou um minicarro com cara de ovo. Em 1955, a italiana cedeu a licença para a fabricação do BMW-Isetta (foto) na Alemanha. O projeto ganhou outros países e até o Brasil, onde virou Romi-Isetta.

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CITROËN E MASERATI

divulgação/Citroën

Do acordo entre as duas empresas surgiu, em 1970, o Citroën SM. Com design nada convencional, ele reunia o melhor de ambos: motor Maserati de 170 cv e a revolucionária suspensão hidropneumática francesa.

AUDI E PORSCHE

divulgação/Audi

Em 1994, elas desenvolveram juntas a perua Audi RS2. A base e o cinco cilindros 2.2 turbo de 315 cv eram da Audi 80 Avant, mas com tempero Porsche em motor, suspensão e freio. Dos 2.891 carros, 60 vieram ao Brasil.

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FERRARI E LANCIA

divulgação/Ferrari

Nos anos 80, a Lancia lançou o Thema 8.32 (8 cilindros, 32 válvulas), cujo motor 2.9 era basicamente o mesmo da Ferrari 308, com algumas adaptações. Com 215 cv, o sedã atingia 100 km/h em apenas 6,8 segundos.

MERCEDES E SSANGYONG

divulgação/Ssangyong

Da parceria de 1991 nasceu o SsangYong Musso, com motores Mercedes. Assim, a coreana usava a rede da marca alemã e esta ganhava uma opção de SUV, que também foi vendido com o emblema da Mercedes.

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MERCEDES E MCLAREN

divulgação/Mercedes-Benz

A aliança das duas nas pistas resultou, em 2003, no Mercedes SLR McLaren. Ele foi todo desenvolvido em conjunto, mas a produção era em Woking, sede da marca inglesa, e o V8 5.4 de 626 cv vinha dos alemães.

LOTUS E ISUZU

divulgação/Chevrolet

Lançada em 1989, a terceira geração do Lotus Elan ganhou um motor 1.6 da Isuzu, fruto de um acordo com a GM, que era dona da marca japonesa. Turbinado e com 165 cv, ele levava o esportivo inglês de 1.000 kg a 220 km/h.

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