Tesla quer vender na América do Sul e já tem vagas de empregos
Montadora do Elon Musk parece estar de olho no mercado sul-americano e anuncia vagas no Chile
Entre os carros elétricos mais vendidos dos Estados Unidos, os três primeiros são da Tesla. Na Europa, o Model Y foi o carro mais vendido do continente no primeiro semestre deste ano. Só na China, maior mercado de elétricos do mundo, a montadora de Elon Musk não lidera, já que tem a forte concorrência da sua maior rival e prata da casa: a BYD.
Nessa briga entre as duas maiores produtoras de carros elétricos do mundo, a BYD saiu na frente ao explorar mercados menores, como a América do Sul, onde a montadora já até inaugurou a pedra fundamental da sua fábrica brasileira. A Tesla, para não ficar atrás, já mexe alguns pauzinhos e ensaia uma chegada ao Chile.
O anúncio ainda não foi feito oficialmente, mas pelas vagas de emprego postadas na rede social Linkedin, a Tesla deve iniciar a importação direta para o Chile em breve. Em sua página, a empresa divulgou que está procurando um General Manager (gerente geral), que geralmente é o primeiro cargo que uma empresa procura quando quer expandir para um país novo.
Além da postagem da vaga, a sua descrição deixa bem claras quais as intenções da Tesla no Chile: “A Tesla Motors procura um gerente geral nacional no Chile para ajudar a lançar o mercado. Você será o embaixador da nossa marca no mercado e desempenhará um papel fundamental na formação da nossa imagem corporativa, ao mesmo tempo que acelera a transição para a energia sustentável.”
Em comparação ao Brasil, o Chile não é um mercado expressivo, além de não viver um bom momento. No primeiro semestre de 2023, o Chile vendeu pouco mais de 159.000, o que representa uma queda de 28% em relação ao mesmo período em 2022. Já o Brasil somou 1,15 milhões de unidades no mesmo período, levando em consideração carros e comerciais leves.
Porém, há uma explicação: O Chile possui uma das maiores reservas de lítio do mundo, metal importante na produção das baterias dos carros elétricos. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o país latino fica atrás somente da Austrália nesse quesito.
Sabendo dessa riqueza natural, o governo chileno já se adiantou e pretende vender somente carros elétricos a partir de 2035. Mais um incentivo para entrada de montadoras do ramo.
Além de um gerente geral, a Tesla também está procurando profissionais em outras áreas. No Linkedin, a montadora também divulgou vagas para consultor de vendas e técnico de serviços, as duas para trabalhar na capital, Santiago.
Junto com a vaga de consultor de vendas, a Tesla deu uma pista dos veículos que pretende levar ao país, citando Model S, Model X, Model 3 e Model Y, que correspondem atualmente a todo o portfólio da montadora.