Tesla Model Y é o primeiro elétrico campeão de vendas na Europa
Após aumento de 85% em relação ao ano de 2022, o Model Y vence rivais e fecha o ano com mais de 250.000 unidades vendidas em 2023
Se haviam dúvidas que a era dos elétricos está se aproximando, a Tesla tratou de deixar isso bem caro. O Model Y foi o campeão de vendas na Europa em 2023, realizando o grande feito de ser o primeiro carro elétrico a ganhar esse título.
Durante todo o ano passado, o Model Y liderou em sete dos doze meses, fechando 2023 com um total de 254.822 unidades vendidas, segundo a Dataforce. Isso corresponde a um aumento de 85%, em relação a 2022, quando foi apenas o décimo terceiro colocado no ranque com 137.608 vendas.
Sobrou para Dacia Sandero se contentar, pelo segundo ano consecutivo, com o vice lugar. Apesar do aumento de 17,5%, em relação ao ano que foi campeão, os hatch não conseguiu parar o sucesso do elétrico americano e terminou o ano com 235.893 vendas.
Além de ser o primeiro elétrico a liderar as vendas na Europa por um ano inteiro, o Model Y também se foi o primeiro carro de médio porte, premium e não europeu a alcançar esse feito em muitos anos. Isso evidencia ainda mais a mudança do mercado automotivo europeu. Gigantes do passado, como o campeão de 2022, Peugeot 208, o Volkswagen Golf e o Renault Clio, perderam espaço em 2023, sendo superados também pelo Volkswagen T-Roc, que fechou o top 3 com 206.438 unidades.
Mas apesar do grande feito, o sucesso do Model Y pode ser atribuído, não representa necessariamente que os elétricos são a preferência do europeu. Em grande parte parte, o bom desempenho deve-se à estratégia agressiva de preços adotada pela Tesla no início do ano. A empresa implementou cortes massivos nos preços, causando uma reação na indústria automobilística e levando os concorrentes a reavaliarem suas estratégias.
Para se ter uma noção, o Model Y é o único elétrico entre os 32 mais vendidos, com exceção de modelos como o Opel Corsa e o Peugeot 2008, que têm versões elétricas e suas vendas são contabilizadas juntas aos dos modelo a combustão. Só vamos ver outro carro movido a baterias na trigésima terceira posição, e é , justamente, o Tesla Model 3, modelo de entrada da montadora americana — ponto para o Elon Musk.
Confira os 20 carros mais vendidos da Europa em 2023
| Posição | Modelo | Vendas em 2023 | Vendas em 2022 |
| 1 | Tesla Model Y | 254,822 | 137,608 |
| 2 | Dacia Sandero | 235,893 | 200,736 |
| 3 | VW T-Roc | 206,438 | 180,909 |
| 4 | Renault Clio | 202,942 | 143,293 |
| 5 | Peugeot 208 | 194,376 | 206,986 |
| 6 | Opel Corsa | 188,662 | 163,861 |
| 7 | VW Golf | 184,279 | 177,386 |
| 8 | Toyota Yaris Cross | 176,685 | 136,959 |
| 9 | VW Tiguan | 174,267 | 149,023 |
| 10 | Skoda Octavia | 161,784 | 112,776 |
| 11 | Ford Puma | 159,778 | 136,976 |
| 12 | Toyota Yaris | 158,838 | 175,562 |
| 13 | Hyundai Tucson | 158,831 | 150,728 |
| 14 | Peugeot 2008 | 158,571 | 140,826 |
| 15 | Dacia Duster | 156,556 | 149,323 |
| 16 | Kia Sportage | 152,342 | 137,378 |
| 17 | Citroen C3 | 146,008 | 143,467 |
| 18 | Nissan Qashqai | 145,476 | 115,980 |
| 19 | Renault Captur | 145,078 | 135,066 |
| 20 | VW Polo | 139,761 | 113,567 |
Como a Lecar perdeu a oportunidade de não virar piada no Salão do Automóvel
BYD Song Pro, GAC GS4, Haval H6 e Kia Niro: qual o melhor SUV híbrido até R$ 200.000?
Kia K4 hatch e sedã virão ao Brasil em 2026 com 1.6 turbo do Hyundai Creta
SV Unico: como é o esportivo brasileiro de R$ 1,5 mi que poderá rodar nas ruas
Rixa entre VW e BYD faz Conar suspender comercial do Dolphin Mini







