Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

T.50 é reedição de McLaren F1 com V12 de 663 cv e pesa menos que um Onix

Superesportivo traz soluções modernas e conceitos herdados do F1 com motor V12 de aspiração natural e até um ventilador na traseira

Por Igor Macário
4 ago 2020, 20h03
Superesportivo tem V12 de 663 cv e inspiração no McLaren F1 (Gordon Murray/Divulgação)

Conhecido por ser o homem por trás do mítico McLaren F1, Gordon Murray acaba de revelar sua mais recente criação, o T.50 – não confundir com o JAC T50. O superesportivo usa soluções que remetem ao próprio F1, aliado a muita tecnologia para agradar tanto a puristas como a quem buscar a última palavra em tecnologia.

Do F1, vêm conceitos como a cabine avançada, com um grande parabrisa e ampla área envidraçada. Há também três assentos, com o motorista em posição central, à frente dos dois passageiros que ficam nas laterais do carro.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

A configuração da cabine é muito parecida com o icônico McLaren. Do lado direito do motorista, um console flutuante agrupa controles de ar-condicionado, central multimídia e janelas. Outros comandos ficam ao redor do painel de instrumentos, em seletores giratórios.

‘Ventilador’ na traseira ajuda melhorar aerodinâmica (Gordon Murray/Divulgação)

O carro é produzido sob encomenda, e cada comprador terá reuniões para acertar detalhes de cada unidade diretamente com o próprio Gordon Murray. Assim, a posição de volante, pedais e banco será meticulosamente ajustada às proporções do proprietário.

Continua após a publicidade

O motor é um V12 de aspiração natural desenvolvido especialmente para o T.50 e construído inteiramente pela Cosworth. São 663 cv e 46,7 kgfm de torque entregues às rodas traseiras. O câmbio é manual de seis marchas e não há opção por um automático de nenhuma espécie. São cinco marchas curtas para aceleração e uma sexta longa para velocidade de cruzeiro.

Continua após a publicidade

Segundo a empresa, o motor foi desenvolvido para ser “o V12 com respostas mais rápidas, mais leve e mais ‘girador’ do mundo”. De fato, o V12 pode acelerar até nada menos que 12.100 rpm e pode ir da marcha lenta até o início da faixa vermelha em 0,3 segundo.

O visual é relativamente conservador, de acordo com a filosofia da marca de oferecer um conjunto elegante, discreto e focado em compradores que buscam excelência técnica.

Cabine tem motorista em posição central (Gordon Murray/Divulgação)

O item que chama mais atenção, porém, é um ventilador na traseira, capaz de diminuir o arrasto aerodinâmico em 12,5%. Tem 40 cm de diâmetro e é comandado por um motor elétrico de 11,4 cv alimentado por um sistema elétrico de 48V.

Girando a até 7.000 rpm ele consegue modificar o downforce do carro e usá-lo a seu favor no momento certo, aumentando a força descendente em até 50%. Assim, elimina a necessidade de aerofólio. É muito mais avançado que o ventilador de vácuo do Brabham BT46B da Fórmula 1, que também foi projetado por Murray.

O uso de materiais leves como titânio e fibra de carbono é responsável pelo baixíssimo peso do conjunto. São apenas 986 kg em ordem de marcha, e deixam o T.50 mais leve do que muito hatch compacto nacional – um Chevrolet Onix Joy pesa 1.011 kg. A alavanca de câmbio é de titânio e o chassi do tipo monocoque pesa apenas 150 kg.

Continua após a publicidade
Traseira tem lanternas translúcidas (Gordon Murray/Divulgação)

Tanta excelência, no entanto, não custará pouco. O esportivo deverá chegar às ruas em janeiro de 2022 por nada menos que US$ 3,08 milhões.

São quase R$ 16 milhões em conversão direta e a Gordon Murray Automotive garante oficinas no Reino Unido, Estados Unidos, Japão e Abu Dhabi. A empresa também poderá mandar um engenheiro da fábrica para qualquer parte do mundo se necessário.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.