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Relâmpago: Revista em casa por 10,99

Suzuki apresentará seu primeiro carro flex no Japão, mas não é para o Brasil

Fabricante japonesa nunca fez um carro flex para o Brasil, mas está de olho na tecnologia para o mercado indiano

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 out 2025, 08h51
FFV*2 Concept
 (Divulgação/Suzuki)
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O Brasil usa o etanol como combustível para automóveis há décadas, mas agora essa solução começa a interessar outros países. Prova disso é que a Suzuki apresentará no Salão de Tóquio, no final deste mês, o FFV*2 Concept, nada mais do que um Maruti-Suzuki Fronx indiano com motor flex. Mas não conte com este carro para o Brasil. 

Este conceito antecipa a tecnologia que permitirá ao SUV compacto rodar com até 85% de etanol (E85) misturado à gasolina. A iniciativa reforça uma estratégia da marca em diversificar suas opções de motorização, posicionando o flex fuel ao lado de GNV, biogás e híbridos. Mas o interesse é no mercado indiano, onde já há mistura de 20% de etanol na gasolina enquanto a indústria automotiva se prepara para o uso do etanol em maior escala.

A Suzuki já vende, na Índia, a moto Gixxer SF 250 FFV, também adaptada para usar etanol. Ela será exibida no evento junto com o motor de popa DF60A FFV* 5 Concept, também a etanol, para o uso em pequenas embarcações.

Suzuki-FFV-3
(Divulgação/Suzuki)

O nome do conceito é justamente as iniciais de “Fronx Flex Fuel”, e seu motor tende a ser o atual 1.2 aspirado, que rende 90 cv e 11,5 kgfm com gasolina, adaptado ao uso de etanol em alta proporção. As alterações são as típicas, há muito aplicadas em carros adaptados para o Brasil: calibrações específicas no motor, incluindo novos injetores, bomba de combustível e mapa de injeção e ignição para otimizar a queima e a partida a frio. Curioso é que a Suzuki nunca vendeu um carro flex no Brasil.

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A tecnologia flex fuel é uma alternativa estratégica, especialmente em mercados com grande oferta de etanol. O principal desafio técnico é compensar a menor densidade energética do combustível vegetal em comparação com a gasolina. Para isso, a Suzuki deve trabalhar em aspectos como a taxa de compressão e o avanço da ignição, buscando um equilíbrio entre performance e consumo.

DF60A FFV* 5 Concept
(Divulgação/Suzuki)
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Visualmente, o protótipo que será exibido no Japão não terá alterações de design em relação ao Suzuki Fronx convencional. O SUV mantém seu comprimento de 3,99 m, largura de 1,76 m e entre-eixos de 2,52 m, com porta-malas de 308 litros. A expectativa é que a versão de produção receba apenas um emblema “Flex Fuel” na traseira para diferenciar a nova motorização.

O interior também deve seguir o padrão do modelo a gasolina, que se destaca por equipamentos como a central multimídia com tela de 9 polegadas e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, head-up display e câmera com visão 360 graus.

A estreia do Maruti Fronx Flex Fuel está programada para o Japan Mobility Show, que ocorre entre 30 de outubro e 9 de novembro de 2025. Embora o lançamento comercial esteja previsto para 2026 na Índia, ainda não há confirmação sobre sua vinda ao Brasil, onde a HPE, importadora da Suzuki, se movimenta para vender o Vitara elétrico enquanto não consegue adaptar o Jimny Sierra à legislação local.

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