Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Suzuki Jimny pode sair de linha no Brasil por regras de emissões

Prestes a sair de linha na Europa, o Suzuki Jimny também está em risco no Brasil; fabricante cogita importar o elétrico eVitara

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 nov 2024, 13h10 - Publicado em 14 nov 2024, 11h24
Jimny_Sierra
 (Divulgação/Suzuki)
Continua após publicidade

Desde 2021 a Suzuki vende no Brasil apenas o jipinho Jimny Sierra, que chega importado do Japão. Mas as novas regras de emissões do Proconve L8, que entrarão em vigor em 1° de janeiro de 2025, podem forçar o modelo a sair de linha no Brasil. Mas este não seria o fim da Suzuki no Brasil.

A oitava etapa do programa de controle de emissões veiculares não impõe apenas novas exigências de emissões, como também regulações mais rígidas. É por isso que todos os fabricantes estão trabalhando em novos mapas de injeção para os motores ou mesmo alterando a oferta de motores dos seus carros, e realizando novas emissões.

Suzuki Jimny Sierra 4Style
Suzuki Jimny Sierra 4Style (Divulgação/Suzuki)

A Suzuki, porém, é uma exceção: como o Jimny é importado, os ajustes no carro precisarão ser feitos ainda no Japão. E há um custo com o qual o Japão ainda não aceitou arcar.

É por esse mesmo motivo que o Suzuki Jimny está saindo de linha na Europa, onde as normas de emissões também estão ficando mais rigorosas. Por lá, a expectativa é por futuras versões do Jimny com mecânica híbrida ou elétrica.

“Nós colocamos uma equipe de engenharia em contato com o Japão para explicar como são as novas exigências de emissões do Brasil”, conta Mauro Correia, CEO da HPE Automotores, empresa responsável pelas operações da Suzuki e da Mitsubishi no Brasil.

Continua após a publicidade
Suzuki Jimny Sierra 4Style
Suzuki Jimny Sierra 4Style (Divulgação/Suzuki)

A nova regulação do Proconve é tratada como uma das mais rígidas do mundo, por ter partes inspiradas nas normas dos Estados Unidos e outras inspiradas na regulação europeia. Mas a HPE diz já ter proposto as soluções técnicas para manter o Jimny à venda por aqui.

“A negociação envolve volume de vendas. Porque mudar o projeto custa caro, qualquer coisa custa pelo menos 15 milhões de dólares. Mas podemos negociar um preço melhor para aumentar o volume de vendas e compensar isso. Foi o que conseguimos para reposicionar o Mitsubishi Eclipse Cross”, conta o executivo.

Jimny Sierra 4Expedition
Jimny Sierra 4Expedition (Divulgação/Quatro Rodas)

Mauro conta que, hoje, quanto mais Suzuki Jimny importam, maior é a fila de espera pelo jipinho. Mesmo com versões que custam entre R$ 149.990 e R$ 209.990, o Jimny teve 968 unidades emplacadas de janeiro a outubro de 2024. Conseguindo adaptar o Jimny Sierra ao PL8, a versão de quatro portas também passaria a ser importada para o Brasil.

Continua após a publicidade

As conversas entre a HPE e a Suzuki são otimistas, mas falta um mês e meio para o Proconve L8 entrar em vigor e ainda não há perspectiva sobre uma definição. As conversas incluem até mesmo novos produtos da Suzuki, especialmente os eletrificados. A nova geração do Suzuki S-Cross tem versão híbrida, assim como o Vitara. Mas também existem versões do Vitara e do compacto Swift com mecânica híbrida leve.

O S-Cross e o Vitara eram vendidos no Brasil até 2021. Desde então, a Suzuki opera no Brasil vendendo apenas o Jimny, que tem motor 1.5 16V de 108 cv e 14,1 kgfm e é o último carro do Brasil que pode ser equipado com câmbio automático com apenas quatro marchas.

Suzuki eVitara é cotado para o Brasil

Suzuki e-Vitara
Suzuki e-Vitara (Divulgação/Suzuki)

“E por que não um elétrico?”, questiona Mauro antes de lembrar que a Suzuki acabou de lançar o eVitara, um SUV compacto elétrico com tração integral AllGrip.

Compartilhe essa matéria via:

Primeiro carro elétrico da Suzuki, o eVitara será vendido inicialmente no Japão, na Europa e na Índia, onde será produzido em três versões. As mais básicas terão tração dianteira e se diferenciam pela potência dos motores e capacidade da bateria. A mais básica terá motor de 144 cv e bateria de 49 kWh e, acima dela, há a versão de 174 cv com células de 61 kWh.

Continua após a publicidade
Suzuki e-Vitara
Suzuki e-Vitara (Divulgação/Suzuki)

Essa bateria também equipa o topo de linha, que ganha um motor extra na traseira de 65 cv. Ao todo, ele tem 184 cv e 30,6 kgfm e, claro, tração integral. E, para o 4×4 do eVitara, a Suzuki reinventou seu sistema Allgrip (que temos no Jimny), que virou o Allgrip-e. Para garantir o off-road, o sistema usa os freios para imitar um diferencial de deslizamento limitado tradicional.

Suzuki e-Vitara
Suzuki e-Vitara (Divulgação/Suzuki)

A plataforma é a nova HEARTECT-e, exclusiva para elétricos. Um detalhe interessante é que o e-Vitara será irmão do novo Toyota da família bZ, SUV que ainda não foi oficialmente revelado, mas foi antecipado através do conceito Urban SUV.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.