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Motoristas suecos passam por treinos até de derrapagem a cada cinco anos

Processo para obter a habilitação na Suécia inclui módulos de segurança focados em direção sob risco e pode começar dois anos antes da idade mínima no Brasil

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 12 out 2025, 15h34 - Publicado em 12 out 2025, 15h32
Halkbana
 (Reprodução/Divulgação)
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A cena de carros entrando em uma pista molhada e derrapando sem controle pode parecer divertida à primeira vista, mas é parte da rotina dos motoristas da Suécia. A cada cinco anos, todo motorista de carros de passeio ou veículos comerciais precisam passar por uma espécie de reciclagem que inclui aulas teóricas e práticas.

Trata-se dos chamados “treinamentos de risco”, a base da formação dos motoristas suecos. Primeiro, é feito o treinamento chamado “risk-1”, um curso teórico de no mínimo três horas. Nele, são abordados os perigos de dirigir sob efeito de álcool e drogas, além dos riscos associados ao cansaço e a outros comportamentos que afetam a condução.

O segundo passo é o Treinamento de Risco 2, uma aula prática conhecida como “halkbana” (pista escorregadia). Com duração de três a quatro horas, o objetivo é ensinar o motorista a controlar o veículo em condições de baixa aderência.

Halkbana
(Reprodução/Internet)

O treinamento inclui exercícios de frenagem, desvio de obstáculos e controle em curvas em piso molhado ou simulando gelo. Não há requisitos concretos para aprovação neste treinamento. O simples fato de participar e o cumprimento das instruções já basta.

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O objetivo do treinamento é fazer o motorista falhar, como não ser capaz de evitar uma derrapagem, para que possa vivenciar as consequências de superestimar sua capacidade de desempenho. Este teste pode ser feito em pistas de baixa aderência molhadas ou mesmo com patins montados no carro de forma a deixar três pneus sem contato com o solo, como se estivesse em uma condição de baixa aderência, simulando temporais e pistas congeladas.

Halkbana
(Reprodução/Internet)
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E dá para ir além: é facultativo aos motoristas testar a sensação de bater um carro a cerca de 7 km/h ao ser amarrado em uma cadeira que desce uma rampa curta, ou tentar escapar de um carro capotado.

Regras também valem para novos motoristas

Esses treinamentos também precisam ser feitos pelos novos motoristas suecos. Diferente do modelo brasileiro, o sistema sueco exige que os candidatos passem por dois módulos de treinamento de risco antes mesmo de agendar os exames finais, combinando aulas em autoescolas e prática supervisionada.

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O processo para obter a carteira de habilitação na Suécia pode começar aos 16 anos e se destaca pelo foco na segurança e na preparação para situações de risco. Especialistas da Associação Nacional Sueca de Escolas de Condução recomendam a combinação das aulas de autoescolas com a prática intensa em casa. As aulas particulares não são obrigatórias, mas a taxa de aprovação é maior com aulas em autoescola.

ovningskor
(Reprodução/Internet)

O recomendado por lá é que os jovens aprendam o básico em casa, com os pais. Assim que aprenderem a arrancar com o carro sem deixar o motor morrer, devem fazer uma ou duas aulas de autoescola para aprenderem noções básicas, como ajustes de espelhos e posição correta de dirigir, além de frenagem econômica e segura. Não é recomendado aprender isso primeiro após dois anos de aulas particulares.

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Com isso, o jovem de 16 ou 17 anos pode dirigir na Suécia, desde que acompanhado de um motorista habilitado como supervisor, que será considerado o motorista do carro perante a legislação local. Por isso, inclusive, não implica em mudanças no seguro do carro. O veículo, porém, precisa ter uma placa verde de “ÖVNINGSKÖR” (aluno em treinamento) identificando o motorista aprendiz.

Os treinamentos e testes teóricos e práticos só podem ser feitos após os 18 anos.

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