Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Curso de habilitação na Finlândia dura dois anos e inclui aulas de drift

Clima adverso é o principal motivo para curso de direção tão rigoroso

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 jan 2021, 11h08 - Publicado em 11 abr 2017, 18h34
Finland Driver School
Parte das aulas práticas são feitas em pistas de drift (Reprodução/Youtube)

Aulas teóricas e práticas, simulador e aulas de baliza não são suficientes para formar um bom motorista. Pelo menos para os padrões da Finlândia, onde a formação do futuro motorista dura mais de dois anos e inclui simulador de condução a noite e lições de drift.

Não é uma questão de burocracia. Além do frio (a média anual da capital, Helsinque, é de 5°C), da neve e do dia de apenas 6 horas durante o inverno, os finlandeses precisam estar preparados para desviar de alces a qualquer momento – característica da escandinávia que acabou batizando um famoso teste de segurança na Suécia.

Para os jovens, o processo de habilitação começa antes dos 18 anos e só termina com um teste de habilidades definitivo, após dois anos dirigindo com carta de motorista temporária.

O processo começa com 19 aulas teóricas sobre o funcionamento de um carro e regras de condução segura. Em seguida, o aspirante a condutor precisará fazer, no mínimo, 17 horas de aulas práticas – que deverão acontecer em ruas, estradas e em pistas escorregadias.

Continua após a publicidade

Estas pistas escorregadias são verdadeiras pistas de drift: recebem material sintético menos aderente e lâmina de água, enquanto os carros são calçados com pneus de verão. A ideia das aulas é ensinar o futuro motorista a controlar o carro em situações de pouca aderência. Também há lições sobre o que fazer ao rodar com o carro na pista.

O aluno ainda precisará usar simulador de condução noturna. É uma forma para treinar os reflexos para quando um alce aparecer na pista.

teste de direção finlandia (1)
Simulador de condução noturna também é utilizado pelos alunos (Reprodução/Youtube)

Após tudo isso, o aluno faz o primeiro teste: dirige o carro por meia hora e o estaciona em vaga paralela. Se aprovado, recebe uma habilitação provisória com validade de dois anos.

O mais curioso é que os carros das auto-escolas podem ser personalizados com adesivos de gosto duvidoso, rodas esportivas e suspensão rebaixada. O governo finlandês obriga apenas que o câmbio seja manual.

Continua após a publicidade
auto escola finlândia
A auto-escola finlandesa Epic tem um Up! da Hello Kitty (Reprodução)

O motorista ainda precisará retornar à auto-escola meses depois para uma segunda avaliação do instrutor e uma aula em grupo com outros dois motoristas.

Pensa que acabou? Quando o documento provisório está prestes a caducar, o aspirante passa pelo teste que lhe garante a habilitação definitiva. Ele retorna à pista de drift com seu próprio carro calçado com pneus de verão e precisa ter as reações corretas ao perder o controle em curvas.

Se por um lado o processo é longo e complicado, por outro forma motoristas preparados para reagir de forma correta em qualquer situação – principalmente as que envolvem pouca aderência.

Continua após a publicidade

Não à toa, a Finlândia é proporcionalmente o maior berço de talentos do automobilismo, alinhando nomes como Keke Rosberg, Kimi Räikkönen, Mika Häkkinen, Ari Vatanen, Marcus Grönholm, Tommi Makinen e Henri Toivonen, tudo isso em um país com menos de 6 milhões de habitantes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.