Para crescer no mercado chinês e garantir competitividade entre os carros elétricos, a Stellantis comprou cerca de 21% da fabricante chinesa Leapmotor no final de 2023. O negócio de R$ 8,3 bilhões permite que a Stellantis utilize as tecnologias da Leapmotor e também lhe dá os direitos exclusivos para produção, venda e exportação fora da China. Isso inclui o Brasil.
Com essa negociação, as duas empresas passam a compor uma nova joint venture liderada pela Stellantis (51/49) chamada Leapmotor International B.V. Seu objetivo agora será aumentar a oferta de carros elétricos da Stellantis enquanto dois carros da Leapmotor, o compacto T03 e o SUV C10, ganharão o mundo.
Primeiro, serão lançados no mercado europeu ainda em 2024. Depois, chegarão a mercados como Índia e Ásia-Pacífico (excluindo a China), Oriente Médio, África e América do Sul, a partir do fim deste ano. O lançamento no Brasil e no Chile já está confirmado.
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“Aproveitando a nossa presença global, em breve seremos capazes de oferecer aos nossos clientes veículos elétricos com preços competitivos e centrados na tecnologia que irão exceder as suas expectativas”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares.
O Leapmotor T03, popularmente conhecido como Mobi elétrico, é um hatch compacto de aparência simples, mas com um interior bem completo que poderia concorrer com os Renault Kwid e-tech e BYD Dolphin Mini.
Tem um motor elétrico de 109 cv e 16 kgfm, montado na parte dianteira, que pode levá-lo de 0 a 100 km/h em 12 segundos e sua velocidade máxima é de 120 km/h. A bateria é de íons lítio e tem capacidade 41,3 kWh. A autonomia no ciclo europeu é de 280 km.
O outro modelo é o SUV Leapmotor C10, que tem visual mais elegante e mais completo. Na China, o modelo é oferecido em duas versões, uma híbrida, com motor 1.5 de 95 cv, que é usado como gerador para o propulsor elétrico. A outra é totalmente elétrica e também mais potente, com 231 cv de potência e 530 km de autonomia no ciclo chinês.
Como já dito, o SUV já foi registrado pela Stellantis no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), praticamente confirmando que o modelo virá ao Brasil.
Nos próximos anos, a Stellantis deverá se valer das tecnologias da Leapmotor. É o caso da arquitetura eletrônica e elétrica, chamada Heracles, controlada por chips Snapdragon e dos sistemas de condução avançada comandados pelo chip OrinX da NVidia, com direito a LiDar montado no teto das versões mais caras dos seus carros mais sofisticados.