Sprays para furos

Produtos vedam pequenos furos e inflam pneu murcho

Sprays para furos Sprays para furos

Sprays para furos (/)

Andar de motocicleta é um dos grandes prazeres da vida. Mas essa graça toda pode acabar rapidinho diante de um simples pneu furado. Testamos dois produtos que se propõem a tirar os motociclistas desse tipo de apuro. São sprays que prometem reparar e inflar o pneu, deixando-o pronto para rodar. O Tyre Repair, da Motul, e o Motor Gasket, da Veda Motors, cumpriram a promessa.

Danos colaterais

Os vedantes podem prejudicar pneus, câmaras ou rodas? De acordo com Flavio Rotheia Santana, engenheiro da Michelin, o produto deve ser utilizado apenas em emergências, e nunca como elemento preventivo. Os produtos que prometem impedir furos podem trazer problemas ao balanceamento das rodas, devido à imperfeita distribuição do adesivo na superfície interna do pneu ou câmara, ocasionando o desbalanceamento da roda. “Aconselho a utilização dos reparadores até a chegada a uma oficina ou casa de pneus de confiança, onde o profissional poderá desmontar e analisar o pneu. A desmontagem é necessária para a verificação estrutural do pneu – que pode ter sido danificado com a rodagem sem ar. Outro ponto a observar é o bico de inflar: se o produto acumular no bico, pode ocasionar mau funcionamento desse importante componente”, afirma Santana.

José Manoel de Brito, da engenharia da Vaska, que produz rodas de liga leve, diz que para causar algum dano a esse material os sprays deveriam ter na composição alguma substância fortemente ácida, o que não acontece. Mesmo assim, o prejuízo seria estético, pois atacaria a pintura da roda.

Com dor no coração, furamos o pneu sem câmara de minha Fazer 250 com um prego, o retiramos em seguida e esperamos o pneu murchar. Em seguida, aplicamos o produto, calibramos o pneu e rodei normalmente com a motocicleta. Fizemos o mesmo com uma XTZ 250 Ténéré – pneu com câmara – e também conseguimos continuar rodando. Não houve vazamento ou perda de pressão depois de alguns dias de uso, mostrando que os sprays “socorristas” são boa solução para emergências.

O da Veda Motors tem 180 ml, custa cerca de 30 reais e dá para inflar pneu de moto. O da Motul vem em embalagem de 300 ml e serve para encher o pneu de um carro. Custa cerca de 50 reais.

Cumpre o que promete? Sim!

Furamos dois pneus, um com câmara e outro sem. Eles foram reparados com os sprays antifuro e se mantiveram rodando por dezenas de quilômetros. Especialistas de fábricas de pneus e rodas garantem que não há dano a esses componentes.

Onde encontrar: http://www.vedamotors.com.br/site/br/representantes

http://www.sakamotomotul.com.br

cumpre_spray_tx.jpg cumpre_spray_tx.jpg

cumpre_spray_tx.jpg (/)

Tubos portáteis, para ser levados na mochila.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s