Se não for adulterado, o hodômetro de um carro só exibe a marca de 0 km quando o veículo deixa a linha de montagem, durante um período curto (999,9 metros, no caso dos hodômetros digitais, ou menos que isso, nos analógicos), e depois em intervalos de 999.999 km. Ou seja: um evento tão raro quanto a passagem de um cometa, que pouquíssimos motoristas chegam a observar.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Quando se compra um carro zero-km, na retirada do veículo na loja, normalmente o hodômetro já marca alguns quilômetros rodados, o que pode acabar frustrando os mais atentos. Isso ocorre porque, da linha de montagem até a loja, o carro faz diversos deslocamentos.
Para saber como e onde os primeiros quilômetros de um carro são percorridos, visitamos a fábrica da Nissan, em Resende (RJ), e acompanhamos o que acontece com um modelo como o novo Nissan Versa, que, pelo fato de ser produzido no México, roda alguns quilômetros a mais que um modelo feito aqui no Brasil.
A fábrica da Nissan no Rio de Janeiro tem uma espécie de entreposto, que recebe os carros que são fabricados na planta e os importados. Depois, os expede para as concessionárias ou para os portos, no caso de veículos de exportação.
O sedã Versa é produzido na fábrica da Nissan que fica na cidade de Aguascalientes, no México. Cada unidade que deixa a linha de produção percorre cerca de 3 km do momento em que é finalizada e o hodômetro é ligado, como se fosse uma espécie de batismo, até o pátio de onde seguirá mais tarde para as lojas ou, no caso do nosso herói, para o porto.
Como o Versa exportado para o Brasil vem em lotes, uma vez estacionado no pátio, ele fica ali parado esperando a companhia dos outros modelos. Quando chega o dia de embarcar, o sedã deve rodar aproximadamente mais 2 km até o centro de expedição, de onde segue a bordo de uma cegonha até o porto.
Para subir no caminhão, descer no porto e embarcar no navio, podemos contabilizar mais 3 km, uma vez que os cargueiros que transportam veículos são como grandes estacionamentos, com capacidade para até 5.000 carros e chegar à vaga destinada pode alongar um pouco mais a rodagem, incluindo rampas e diferentes pisos no caminho. Até aqui já foram somados cerca de 8 km no hodômetro do nosso carro.
Os automóveis são classificados como cargas rolantes, que são carregadas e descarregadas dos navios pelas próprias rodas. Por isso, os cargueiros que transportam veículos são chamados de Ro-Ro (a abreviação dos termos em inglês roll-on, roll-off).
Uma viagem de navio do México até o Brasil, mais precisamente, no caso do Nissan Versa, do porto de Veracruz ao porto do Rio de Janeiro, leva 25 dias, em condições normais. Ou seja: sem intempéries que atrapalhem e sem escalas em outros portos pela rota.
Chegando aqui, o Versa de nossa reportagem deve subir novamente em uma cegonha, que o levará até o centro de recebimento e expedição de veículos na fábrica da Nissan em Resende, de onde segue para o pátio destinado ao estacionamento dos carros antes de serem despachados para as concessionárias.
No trajeto da descida do navio para o caminhão e do caminhão para o pátio, pode-se somar mais 3 km (1 km dentro do navio; 1 km até o caminhão mais a subida e descida do caminhão; e 1 até o pátio). Total até este ponto: 11 km. E depois, quando é vendido, do pátio para a cegonha e da cegonha para a concessionária, mais 1 km, chegando a 12 km.
Para conservar o carro como novo, alguns cuidados são tomados. Estacionado no pátio, o veículo deve permanecer com os limpadores de para-brisa levantados, para conservar as palhetas; o freio de estacionamento liberado, para evitar que pastilhas e sapatas grudem nos discos e tambores; e o cabo da bateria desconectado, para conservar a carga.
À medida que a estadia se alonga, é necessário movimentar o carro para que os pneus não deformem. E, toda vez que essa unidade é deslocada, há uma checagem de seu estado geral (ver abaixo).
Não existe uma lei que determine uma quilometragem tolerada para que o carro seja considerado 0 km. Mas algumas dezenas são aceitáveis.
Revisões Periódicas
Checklist Entre um deslocamento e outro – da fábrica ao pátio, do pátio ao caminhão ou do caminhão ao pátio –, é feita uma verificação geral para detectar se ocorreu dano ou avaria nesses momentos. A Nissan segue um roteiro que revisa 17 pontos do veículo.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.