Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Novo Nissan Kicks 2022 corrige falhas antigas sem mudar motor 1.6

SUV compacto recebeu toda a atenção da Nissan, que mudou seu visual, agregou conteúdo e corrigiu deficiências da versão anterior

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 21 mar 2021, 12h53 - Publicado em 20 mar 2021, 20h38
Nissan Kicks 2022
A nova grade é o que mais se destaca na dianteira do SUV Fernando Pires/Quatro Rodas

Lançado em 2016, o Nissan Kicks foi um dos primeiros SUVs compactos a chegar ao nosso mercado e logo cair no gosto do público. Com cinco anos de vida, hoje ele é o modelo mais vendido da marca, com quase 200 mil de unidades produzidas na fábrica da Nissan em Resende (RJ).

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

Por isso, sua primeira reestilização, que chega agora, recebeu atenção especial da empresa. A Nissan não só atualizou o visual do Kicks como caprichou na oferta de equipamentos.

Começando pelo visual, o Nissan Kicks 2022 ganhou nova frente, com grade maior e identificada com o estilo dos modelos mais recentes da marca, como o novo X-Trail, com a base em forma de V estilizado, que a Nissan chama de Double V-Motion. Os faróis ficaram mais afilados e, na versão topo de linha, eles são full-led.

Novo Kicks 2022
Novas lanternas são unidas por um prolongamento, mas que não é iluminado Fernando Pires/Quatro Rodas

O novo Kicks chega em quatro versões Sense manual, Sense CVT, Advance CVT e Exclusive CVT, da mais básica à mais completa. E a boa nova, neste aspecto, é que não houve aumento de preços na comparação com as versões antigas correspondentes. Os valores são respectivamente R$ 90.390, R$ 98.390, R$ 106.390 e R$ 116.390.

No caso da Exclusive, com o pacote Pack Tech, mostrada aqui, o preço subiu, porém. A antiga SL Pack Tech saia por R$ 118.790 e a atual Exclusive Pack Tech custa R$ 119.890. A diferença R$ 1.100 é justificada pela fábrica pela chegada de novo conteúdo.

Nissan Kicks 2022 lateral
Fernando Pires/Quatro Rodas

Desde a versão de entrada, Sense MT, o Kicks já traz seis airbags, acendimento automático de faróis, controle de tração e estabilidade (VDC) trio elétrico e assistente de partidas em rampas.

A Exclusive agrega os recursos presentes nas versões intermediárias como piloto automático, luzes diurnas, chave presencial, painel digital, central multimídia, rodas de liga aro 17, mais ar-condicionado digital e sistema de som Bose, além dos faróis full-led.

Nissan Kicks 2022 Exclusive
Não houve mudanças de estilo na cabine Fernando Pires/Quatro Rodas

O pacote Pack Tech, acrescenta faróis inteligentes (evitam ofuscamento), alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, sensor de pontos cegos, alerta de mudança involuntária de faixa e sensor de tráfego traseiro.

Nissan Kicks 2022 Exclusive
Ao lado do velocímetro há uma tela de 7” configurável Fernando Pires/Quatro Rodas

Falando ainda do estilo, na traseira, os para-choques também são novos e a aplicação de um régua reflexiva teve um efeito bem interessante. Mas a versão destinada ao público PcD começou a ser entregue aos concessionários com as lanternas traseira antiga, sem essa régua.

Nissan Kicks 2022 Exclusive
Central multimídia conecta com sistemas Carplay e Android Auto Fernando Pires/Quatro Rodas

Por dentro, o destaque vai para a central multimídia que ficou maior. Sua tela agora é de 8” e antes era de 7”. A principal novidade a bordo, porém, é o sistema de som Bose, com oito alto-falantes, sendo dois deles instalados no encosto de cabeça do motorista. Em poucas palavras, esse sistema tem qualidade de equipamento do segmento premium, em um veículo comum.

Nissan Kicks 2022 Exclusive
No console, o motorista encontra tomadas USB, USB-C e 12 V e os comandos do ar-condicionado digital Fernando Pires/Quatro Rodas

O espaço interno continua suficiente para cinco pessoas, com o porta-malas sendo um dos maiores da categoria com seus 432 litros. Outro benefício trazido na linha 2022 foi o para-brisas mais grosso, com isolamento acústico, o que contribuiu para reduzir o nível de ruído interno, que era uma queixa dos clientes.

Continua após a publicidade
Nissan Kicks 2022 Exclusive
No encosto de cabeça do motorista há dois alto-falantes Bose Fernando Pires/Quatro Rodas

Onde não houve mudanças mesmo, foi na parte mecânica. O SUV é equipado com o conhecido motor 1.6 que rende 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque. O que ajuda o Kicks no desempenho é o fato dele ser relativamente leve, com seus 1.139 quilos de peso. O câmbio é o CVT, com seis marchas virtuais e modo Sport, de sempre. No uso diário ou em viagens, na estrada, o Nissan se garante.

Nissan Kicks 2022 Exclusive
Porta-malas leva 432 litros Fernando Pires/Quatro Rodas

Não tem desempenho esportivo, mas também não deixa o motorista na mão, quando é preciso fazer uma ultrapassagem. Na pista de testes, o Kicks precisou de 12,7 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Nas frenagens, vindo a 80 km/h, ele parou em 26,3 metros. E, no consumo, conseguiu as medias de 12,1 km/l, na cidade, e 14,8 km/l, na estrada.

Fotos do Nissan Kicks 2022

Teste de desempenho – Nissan Kicks Exclusive

  • Aceleração
    0 a 100 km/h: 12,7 s.
    0 a 1.000 m: 34,9 s – 145,9 km/h.
  • Velocidade máxima: 175 km/h.
  • RETOMADA
    D 40 a 80 km/h: 5,4 s.
    D 60 a 100 km/h: 7,5 s.
    D 80 a 120 km/h: 10,4 s.
  • Frenagens
    60/80/120 km/h – 0 m: 14,7/26,3/58,3 m.
  • Consumo
    Urbano: 12,1 km/l.
    Rodoviário: 14,8 km/l.

Ficha técnica – Nissan Kicks Exclusive 1.6 CVT

Preço: R$ 119.890.

  • Motor: flex, diant., transv., 4 cil. em linha, 16V, 1.598 cm3; 78 x 83,6 mm, 10,7:1, 114 cv a 5.600 rpm, 15,5 kgfm a 4.000 rpm.
  • Câmbio: automático, CVT, 6 marchas, tração dianteira.
  • Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.).
  • Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.).
  • Direção: elétrica, diam. giro, 10,2 m.
  • Rodas e pneus: liga leve, 205/55 R17
  • Dimensões: comprimento, 429,5 cm; largura, 176 cm; altura, 159 cm; entre-eixos, 262 cm; peso, 1.139 kg; tanque, 41 l;  porta-malas, 432 l.

Versões e preços do Nissan Kicks 2022

  • Kicks 2022 1.6 Sense MT (R$ 90.390)
  • Kicks 2022 1.6 Sense CVT (R$ 98.390)
  • Kicks 2022 1.6 Advance CVT (R$ 106.390)
  • Kicks 2022 1.6 Exclusive (R$ 116.390)

Preços das revisões do Kicks 2022

  • 10.000 km – R$ 423
  • 20.000 km – R$ 584
  • 30.000 km – R$ 423
  • 40.000 km – R$ 584
  • 50.000 km – R$ 423
  • 60.000 km – R$ 548

Equipamentos de série e opcionais do Kicks 2022

  • Kicks 2022 1.6 Sense MT: 
Novo Nissan Kicks Sense Manual
Novo Nissan Kicks Sense Manual Divulgação/Quatro Rodas

Acabamento dos bancos em tecido; acendimento inteligente dos faróis; airbags duplos frontais; airbags laterais e de cortina; bancos dianteiros “Zero Gravity”; volante multifuncional; controle de estabilidade e tração; fixadores ISOFIX para cadeiras de crianças; freios ABS e EBD; regulagem elétrica dos retrovisores; rodas de aço aro 16; multimídia de sete polegadas; assistente de partida em rampa; vidros elétricos e função “one touch” para o motorista; regulagem de altura e profundidade do volante; quatro alto-falantes.

Novo Nissan Kicks Sense Manual
Novo Nissan Kicks Sense Manual Divulgação/Quatro Rodas
  • Kicks 2022 1.6 Sense CVT: 

Todos os itens da versão de entrada mais controle do piloto automático no volante, luzes de condução diurna (DRLs), piloto automático, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor traseiro de estacionamento e câmera de ré.

  • Kicks 2022 1.6 Advance CVT: 

Todos os equipamentos das versões anteriores acrescidos de controle do computador de bordo no volante; chave presencial; retrovisor eletrocrômico; novo multimídia de oito polegadas; painel de instrumentos com TFT de sete polegadas; repetidor de setas nos retrovisores; rodas de liga leve de 17 polegadas; função “One Touch” para todos os vidros; volante com acabamento “premium”.

Novo Nissan Kicks Sense CVT
Novo Nissan Kicks Sense CVT Divulgação/Quatro Rodas

Opcionais:

Acabamento Premium nos bancos. (R$ 2.000)

  • Kicks 2022 1.6 Exclusive CVT:
Novo Kicks 2022
Fernando Pires/Quatro Rodas

Acabamento “premium” nos bancos; apoio de braço frontal; ar-condicionado automático digital; controle inteligente de freio motor; controle inteligente em curvas; faróis dianteiros em full LED; rebatimento automático dos retrovisores; sistema de som BOSE; câmera 360º.

Opcionais: 

Pack Tech: farol alto automático; alerta de colisão frontal; alerta de mudança de faixa; alerta de tráfego cruzado traseiro; monitor de ponto cego. (R$ 3.500)

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

capa 743
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade