A Toyota está trabalhando no desenvolvimento do que pode vir a ser o primeiro híbrido flex do mundo – um motor a combustão bicombustível e outro elétrico.
Há a possibilidade de a marca japonesa ter que disputar a primazia com outras fábricas, como Ford e BMW, que também vendem híbridos no país (a BMW foi a primeira a oferecer um automóvel com motor turbo flex). Mas, até agora, não há notícia das rivais nesse sentido, ao contrário da Toyota, que neste momento finaliza um protótipo que começa a rodar em testes de campo em breve.
Segundo uma fonte, o cronograma prevê que a nova tecnologia esteja pronta a tempo de equipar um modelo que estreará em 2019. O que essa fonte (e outras consultadas) não sabe dizer é se esse carro será o Prius, o híbrido mais vendido da marca, ou o novo Corolla, com lançamento no Brasil previsto para essa época.
A favor do Prius há a evolução do carro no ranking de vendas da Toyota. O Prius saiu da média de 4,5 unidades/mês em 2016 para 200 unidades/mês em 2017. Lançada no Brasil em meados de 2016, a atual geração do Prius (a quarta), fechou esse ano com 486 unidades vendidas. E até o final de outubro deste ano o modelo já contabilizava 2.079 unidades.
Mas o Corolla entra na disputa por conta da determinação da Toyota de produzir veículos cada vez menos poluentes. Seja lá que carro for, ele será híbrido e flex, diz a fonte.
Prius e Corolla são derivados da mesma plataforma TNGA (que estará em cerca de metade de todos os Toyota até 2020). E ambos se beneficiariam das isenções fiscais que já existem hoje para os modelos híbridos e ainda podem ser ampliadas dentro do futuro conjunto de regras do governo para a indústria, conhecido como Rota 2030.
Que venham os híbridos!