Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Segredo: Toyota terá híbrido flex no Brasil

A marca está finalizando um protótipo do primeiro híbrido bicombustível do mundo, que poderá equipar o Prius ou o próximo Corolla, fabricados no Brasil

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 9 jan 2018, 17h26 - Publicado em 6 dez 2017, 15h23
Mecânica híbrida do Toyota Prius
Motor a combustão da mecânica híbrida poderá rodar com gasolina ou etanol (divulgação/Toyota)

Toyota está trabalhando no desenvolvimento do que pode vir a ser o primeiro híbrido flex do mundo – um motor a combustão bicombustível e outro elétrico.

Há a possibilidade de a marca japonesa ter que disputar a primazia com outras fábricas, como Ford e BMW, que também vendem híbridos no país (a BMW foi a primeira a oferecer um automóvel com motor turbo flex). Mas, até agora, não há notícia das rivais nesse sentido, ao contrário da Toyota, que neste momento finaliza um protótipo que começa a rodar em testes de campo em breve.

Segundo uma fonte, o cronograma prevê que a nova tecnologia esteja pronta a tempo de equipar um modelo que estreará em 2019. O que essa fonte (e outras consultadas) não sabe dizer é se esse carro será o Prius, o híbrido mais vendido da marca, ou o novo Corolla, com lançamento no Brasil previsto para essa época.

Continua após a publicidade
(Divulgação/Toyota)

A favor do Prius há a evolução do carro no ranking de vendas da Toyota. O Prius saiu da média de 4,5 unidades/mês em 2016 para 200 unidades/mês em 2017. Lançada no Brasil em meados de 2016, a atual geração do Prius (a quarta), fechou esse ano com 486 unidades vendidas. E até o final de outubro deste ano o modelo já contabilizava 2.079 unidades.

Mas o Corolla entra na disputa por conta da determinação da Toyota de produzir veículos cada vez menos poluentes. Seja lá que carro for, ele será híbrido e flex, diz a fonte.

Prius já vendeu quase 4 milhões de carros
Vendas do Prius no Brasil tiveram um salto em 2017 (Toyota/Divulgação)

Prius e Corolla são derivados da mesma plataforma TNGA (que estará em cerca de metade de todos os Toyota até 2020). E ambos se beneficiariam das isenções fiscais que já existem hoje para os modelos híbridos e ainda podem ser ampliadas dentro do futuro conjunto de regras do governo para a indústria, conhecido como Rota 2030.

Continua após a publicidade

Que venham os híbridos!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.