Segredo: novo VW Polo é flagrado sem disfarces na África do Sul

Nova geração do compacto deve chegar ao Brasil como a nova geração do Gol

 (Reprodução/ cars.co.za/Quatro Rodas)

Uma semana depois de ter sido revelada em desenho no Salão de Genebra, a nova geração do Volkswagen Polo foi flagrada pronta e sem qualquer camuflagem na África do Sul. As imagens são do site Cars.co.za.

O início das vendas do novo Polo na Europa está marcado apenas para o Salão de Frankfurt, em setembro. Mas sua apresentação mundial deverá acontecer em junho, quando começa a produção dos pré-série terá início tanto na Europa quanto na fábrica da Volks na África do Sul.

 (Reprodução/ cars.co.za/Quatro Rodas)

Os faróis estão mais integrados à grade e o capô mais longo (com uma extensão na grade parecida com a vista no novo sedã-cupê Arteon) aproxima o Polo do Golf. A lateral dianteira traz um vinco duplo entre os faróis e a base do para-brisa. Abaixo do retrovisor começa outra faixa vincada e ascendente, que marca a linha de cintura até as lanternas traseiras.

A traseira mantém as lanternas com formato hexagonal e interligadas por um vinco (como no Gol). A propósito, a borda superior dos dois para-choques também é vincada, dando a impressão do carro ser mais mais largo. 

Desenho do novo VW Polo mostrado durante coletiva no Salão de Genebra

Desenho do novo VW Polo mostrado durante coletiva no Salão de Genebra (Reprodução/Quatro Rodas)

O novo Polo terá dimensões maiores que aquele vendido hoje na Europa. Fala-se em comprimento 20 cm maior, o que o levaria dos 3,97 m para os 4,17 m de comprimento. Parte disso se deve ao uso da nova plataforma MQB A0, estreada pelo novo Seat Ibiza e que será compartilhada com a nova geração do Audi A1. Ela proporcionaria redução de peso na ordem dos 70 kg.

Lá fora, os motores cogitados para o modelos são o 1.0 TSI em vários níveis de potência e o novo 1.5 com sistema de desativação de cilindros. Por aqui, além do 1.0 TSI, podemos esperar um aproveitamento do 1.0 MPI aspirado de três cilindros e do 1.6 aspirado de quatro cilindros.

Fontes ouvidas por QUATRO RODAS confirmam o que já informamos antes: o novo Polo será lançado (provavelmente com algumas simplificações) no Brasil como Gol, não como Polo, sinalizando um maior refinamento na nova geração do antigo campeão de vendas.

Dessa forma, o Gol acabaria assumindo o lugar do Fox, já descontinuado na Europa, abrindo espaço para o Up! no segmento inferior – e cumprindo a meta divulada pelo presidente da marca no Brasil, de que o valor médio dos VW vendidos no país iria aumentar, num processo gradual de sofisticação do portfólio.

A mesma plataforma do Polo europeu dará origem a dois novos sedãs: primeiro vem o Virtus, um sedã intermediário entre Voyage e Jetta, exclusivo para o Brasil, onde irá concorrer com modelos como o Chevrolet Cobalt e Honda City. O novo Voyage, um pouco menor (aproveitando a modularidade da plataforma MQB) e mais simples, deve vir depois.

Esboço foi exibido durante a apresentação do Arteon em Genebra Esboço do Virtus foi exibido durante a apresentação do Arteon em Genebra

Esboço do Virtus foi exibido durante a apresentação do Arteon em Genebra (Reprodução/)

Previsto para 2018 está o inédito SUV compacto da marca, o T-Cross, e a picape média intermediária entre a Saveiro e a Amarok. Em Genebra, também foi confirmada a produção do SUV com perfil de cupê T-Roc, apresentado como conceito em 2014.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Valmir Silva

    Um legítimo VW. Totalmente sem sal.
    Até acredito que ele já andava entre nós e nos nao tínhamos percebido.

  2. Marco Antonio Cardoso Andrade

    Rsrs é a cara do GOL atualmente produzido por aqui; pelo amor de Deus se o tal novo GOL for esse POLOGOL, que falta de imaginação…

  3. Esse carro quase foi o nosso gol, iria ser muito foda, mas a VW cancelou e o novo gol só chega em 2022 que bosta

  4. Gregorio Ribeiro Junior

    Se esse realmente for o carro a ser lançado como novo Polo, é inacreditável, não dará p/ entender o que se passa pela cabeça dos executivos da VW. Colocando-se esse aí lado a lado com o novo Ibiza (irmão de projeto), a decepção fica ainda mais evidente. E o que espanta mais é o fato da marca querer aumentar o lucro de seus carros no Brasil. Como? Com um desenho insosso desse? O projeto pode ser moderno… mas o povo gosta mesmo é de beleza!

  5. Alisson Silva

    Eu ja vi esse carro em algum lugar aqui no brasil

  6. Leonardo Mendes

    Toma vergonha VW!!!!!

  7. Ricardo Soares

    Essa lanterna traseira matou o carro…

  8. Vander Souza Abreu

    Esse “Polo” virou um “Gol”, que decadência!!! rs

  9. Minha mãe tem um igual 2013 1.6 power