SC63 é o primeiro Lamborghini híbrido dedicado às corridas de endurance
Hiperesportivo vai participar de tradicionais provas como as 24 Horas de LeMans e Daytona e ajudará na eletrificação dos carros de rua
“O SC63 é o carro de corrida mais avançado já produzido pela Lamborghini e segue roteiro (…) delineado pela marca para a eletrificação de nossa linha de produtos”. A afirmação do presidente da fabricante italiana, Stephan Winkelmann, dá uma noção do poderio do superesportivo híbrido desenvolvido para as pistas e também mostra que a marca está entrando de vez na era elétrica.
Toda a gama de Sant’Agata Bolognese será eletrificada até 2024. O SC63 consolida esse caminho e chega com foco no Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2024, que inclui as 24 Horas de Le Mans. As 24 Horas de Daytona e as 12 Horas de Sebring também estão no calendário do lançamento italiano.
Para tantos desafios, o SC63 será equipado com um motor completamente novo. É um 3.8 biturbo que desenvolve 680 cv. Um dos diferenciais do conjunto é que ele tem uma configuração de “V frio”. Isso significa que os turbocompressores ficam posicionados fora do ângulo em V do motor o que torna resfriamento e manutenção mais fáceis. Além disso, a configuração reduz o peso e ajuda a otimizar o centro de gravidade do carro.
Ao todo há oito radiadores diferentes, e as demandas de arrefecimento foram cruciais para o desenho do monoposto. Desse modo, foram inseridas entradas de ar nos sidepods e, com limitações severas nas modificações possíveis entre diferentes pistas, foi necessário desenhar o SC63 pensando nas provas mais quentes do calendário.
A unidade de potência é gerenciada por uma unidade de controle eletrônico da Bosch. O conjunto de regras da LMDh especifica uma caixa de câmbio, bateria e unidade geradora de motor (MGU) padronizadas, o que ajuda a conter os custos de desenvolvimento do protótipo.
O desenvolvimento do monocoque foi feito em parceria com a Ligier. Segundo a marca, a associação deu a liberdade de especificar certos recursos, como o design da suspensão push rod, a distribuição geral de peso e a facilidade de reparo das peças críticas.
Outra parceria estabelecida pela Lamborghini foi com a equipe Iron Lynx. A lista completa de pilotos ainda será anunciada, mas alguns nomes já foram confirmados. Mirko Bortolotti e Andrea Caldarelli são profissionais da própria Lambo, enquanto Daniil Kyvat e Romain Grosjean são conhecidos por disputar a Fórmula 1.
O Lamborghini SC63 foi apresentado no Festival de Goodwood, no Reino Unido, e começará a rodar em testes em breve.