Clique e assine com até 75% de desconto

São Paulo terá Zona Azul eletrônica

Vagas poderão ser reservadas pelo celular

Por Redação Atualizado em 9 nov 2016, 13h00 - Publicado em 21 jan 2014, 18h00
mercado

A Prefeitura de São Paulo irá implantar um sistema eletrônico de reserva de vagas de Zona Azul no município. A informação foi revelada por Jilmar Tatto, secretário de Transportes, em audiência pública realizada nessa segunda-feira (20).

De acordo com o Tatto, será lançado um edital no Diário Oficial no dia 20 de fevereiro, mas a expectativa é de que o sistema já esteja em funcionamento no fim de 2014. A perspectiva é de que todas as vagas de Zona Azul sejam adaptadas à nova modalidade no prazo de dois anos.

Sensores serão instalados no asfalto das vagas demarcadas, permitindo que os motoristas confiram em tempo real, por meio de um aplicativo, a disponibilidade de vagas. A reserva será feita pelo próprio smartphone, com pagamento pela Internet. O número total de vagas poderá saltar dos atuais 36.771 para até 60.000.

Os objetivos da medida são, entre outros, diminuir o trânsito em vias com Zona Azul, tendo em vista que o processo de procura de vagas e manobra de estacionamento acaba interferindo na fluidez, aumentar a rotatividade das vagas demarcadas e inibir a ação de “flanelinhas”.

Continua após a publicidade
Publicidade