Clique e assine por apenas 5,90/mês

Samsung é a líder em patentes relativas a carros

Maior parte dos projetos é relativa a baterias eficientes

Por Rodrigo Furlan - Atualizado em 9 nov 2016, 14h39 - Publicado em 30 ago 2015, 11h10
geral

Quando falamos em grandes empresas do ramo tecnológico que investem em projetos na área automotiva, a tendência é de que se lembre de Google e Apple. Ambas têm lançado produtos voltados à conectividade, como as interfaces Android Auto e Apple CarPlay, além de se interessarem pelo desenvolvimento de veículos autônomos.

Apesar disso, nenhuma delas é a líder em patentes registradas relacionadas a carros. De acordo com matéria publicada pela Forbes, quem tem a hegemonia nesse sentido é a sul-coreana Samsung, com 510 patentes. Depois, vêm Google, com 308, Microsoft, com 222, e Apple, com 83.

O carro-chefe dos projetos da Samsung é o desenvolvimento de baterias para modelos híbridos e elétricos, cada vez com maior capacidade e eficiência. A marca foi uma das pioneiras nesse ramo, com a criação de uma divisão exclusiva para baterias de íon-lítio (Samsung SDI) em 2000. Não por acaso, fornece os dispositivos para alguns dos mais modernos modelos “verdes”, como BMW i3 e i8.

Quanto a Google e Apple, o primeiro se destaca por muitas patentes relacionadas à navegação automotiva, mas também conta com boa quantidade de material relativo a carros autônomos. Por outro lado, a Apple possui muitos registros relacionados a interfaces multimídia para os usuários. Finalmente, a Microsoft já teve muitos projetos relacionados a sistemas multimídia, mas vem perdendo espaço para outras empresas.

Continua após a publicidade
Publicidade