Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Saída do Reino Unido da UE pode impactar preços dos carros ingleses no Brasil

Mesmo com a desvalorização da moeda britânica, os valores sugeridos podem até aumentar

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 9 nov 2016, 14h59 - Publicado em 24 jun 2016, 19h32
Range Rover Evoque

Em decisão histórica, os britânicos decidiram em referendo deixar a União Europeia (UE). A opção de “sair” venceu a de permanecer no bloco europeu por mais de 1,2 milhão de votos de diferença. Com a divulgação da notícia, a libra esterlina, moeda oficial do Reino Unido, despencou e chegou a atingir o menor valor frente ao dólar em 31 anos.

Esse cenário de moeda desvalorizada e também de incertezas sobre tarifas de importação afeta diretamente qualquer montadora que produza no Reino Unido. Marcas britânicas tradicionais, como Mini, Jaguar e Land Rover, podem ter suas produções e lucros afetados. “Acredito que em curto prazo não devemos sentir no Brasil nenhuma mudança. Porém, a médio prazo e com a desvalorização da libra, aposto em um pequeno aumento de preços a fim de manter a mesma margem de lucro”, diz Milad Neto, gerente de negócios da consultoria (também inglesa) Jato Dynamics.

Continua após a publicidade
Mini Cooper S Clubman

Por enquanto, as empresas britânicas que têm atividades fora da Inglaterra preferem não fazer previsões, nem realizar diagnósticos antecipados. Em nota, a Mini declara que respeita a decisão do eleitorado britânico de deixar a União Europeia, mas que não tem intenções de especular sobre os resultados dessas negociações. E ressalta seu compromisso com a produção no Reino Unido. Já a Jaguar Land Rover afirma que o momento ainda é muito instável para declarar algo sobre uma nova política de preços.

Vale lembrar: atualmente a Mini pertence ao grupo alemão BMW. E a Jaguar Land Rover é uma subsidiária do grupo indiano Tata Motors. Mas ambas mantém fábricas localizadas na Inglaterra que exportam para todo o planeta, incluindo o Brasil.

Continua após a publicidade

No caso da Land Rover, ela acaba de inaugurar uma fábrica em Itatiaia (RJ) para produzir o Evoque e o Discovery Sport. Apesar da produção local, diversos componentes essenciais – como os motores – conitnuam a ser importados da Inglaterra, sem previsão de nacionalização.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.