Rodovia de R$ 63 milhões é capaz de carregar carro elétrico em movimento
Projeto faz parte dos planos da Suécia de se livrar da dependência dos combustíveis fósseis até 2050
A Suécia construiu uma rodovia eletrificada que realiza recarga de veículos elétricos por indução enquanto estão rodando pelo percurso. Projeto faz parte do plano do país de eliminar o consumo de combustíveis fósseis até 2050.
O sistema inteligente foi feito em parceria com a empresa israelense ElectReon Wireless e custou 11 milhões de euros (cerca de R$ 63 milhões).
Ele está instalado em um trecho de 1,6 quilômetro de extensão, ligando a cidade de Visby ao aeroporto local, ambos localizados na ilha sueca de Gotland.
A eletricidade é gerada por uma rede de bobinas instalada sob a estrada. Assim que a bobina recebe a corrente elétrica, inicia o processo de geração do campo magnético – que é o responsável por carregar os veículos.
No entanto, para que seja feito o recarregamento é necessário que os veículos elétricos tenham um receptor especial – que está sendo testado em um caminhão.
Com o campo magnético gerado e o receptor devidamente instalado, basta o automóvel rodar pelo trecho da estrada que o processo de recarga começará sozinho.
Inicialmente, o projeto será destinado apenas a caminhões. Futuramente, a ideia é que qualquer veículo equipado com o receptor possa ser recarregado com a energia fornecida pela rodovia.
O projeto faz parte do plano estratégico do governo sueco de implementar no país cerca de 2.000 quilômetros de rodovias elétricas que permitam o recarregamento por indução.
A tecnologia também visa a tentar baratear veículos locais, já que as baterias poderão ser menores e, consequentemente, mais baratas, por conta do veículo não precisar de um grande armazenamento de energia devido a constante recarga das vias.
Além disso, não será necessário o investimento em infraestrutura para a construção de pontos de recarga.
Suécia já tenta outras tecnologias de recarga em movimento
Há dois anos, o país europeu já havia realizado um projeto parecido de rodovia elétrica em um trecho de dois quilômetros, próximo a Estocolmo.
No entanto, naquela oportunidade o sistema não realizava o carregamento por indução.
Eram instalados trilhos no solo e um braço móvel no veículo – parecido com a conexão que os carrinhos fazem na pista de autorama. Quando as superfícies entravam em contato, iniciava o processo de carga.
Outra ideia nascida na Suécia era a de instalar postes com fios eletrificados em determinados trechos de rodovias, para permitir o carregamento de caminhões via braços pantográficos.
É uma ideia similar à já usada por ônibus elétricos que circulam pelo centro de São Paulo capital.
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