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Robôs assumem lugar de engenheiros e aceleram desenvolvimento de um carro

Novas tecnologias: máquinas usadas pela indústria substituem o ser humano com precisão e repetitividade nos testes de campo e laboratório

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 16 abr 2019, 07h00 - Publicado em 16 abr 2019, 07h00
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  • Tem robô capaz de abrir e fechar a porta milhares de vezes (Reprodução/Internet)

    As fábricas de automóveis foram as primeiras a empregar robôs de forma intensiva nas linhas de produção. Isso foi em meados dos anos 70.

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    Por isso, quando se fala em robôs na indústria hoje em dia, logo vem à mente aqueles enormes braços usados para transportar, encaixar e soldar peças com movimentos sincronizados.

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    Atualmente, porém, as tarefas desempenhadas pelos robôs na indústria automobilística vão muito além das ligadas à produção.

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    Braço mecânico simula o senta e levanta e até o suor do motorista (Reprodução/Internet)

    Agora, os robôs participam também do desenvolvimento dos novos modelos, dirigindo protótipos em avaliações de campo e realizando testes de qualidade dos mais diversos tipos.

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    O robô pode ainda girar o volante (Reprodução/Internet)

    Aqui reunimos alguns exemplos. Nas pistas de testes, os robôs substituem engenheiros e técnicos nos ensaios repetitivos, cansativos e arriscados, com precisão e de modo contínuo, em quaisquer condições climáticas, incluindo testes noturnos.

    Nos laboratórios, eles reduzem o tempo de desenvolvimento ao acelerar testes de durabilidade, simulando situações que levariam anos em condições de uso real.

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    Piloto de aço

    A inglesa AB Dynamics oferece robôs capazes de controlar sistemas específicos como direção, pedais e câmbio. Eles podem funcionar em conjunto, assumindo inteiramente o veículo e cumprindo rotinas predefinidas pelas engenharias.

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    O controlador da direção é capaz de realizar medições de comportamento dinâmico, ângulos de esterço e contraesterço e durabilidade do sistema, entre outros.

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    Uns acionam os pedais do carro… (Reprodução/Internet)

    O de pedais pode registrar forças aplicadas, deslocamento dos pedais, pressão nas linhas de freios e a aceleração e a desaceleração do veículo. O de câmbio participa das avaliações de desempenho, reações e tempos de respostas.

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    Suando a camisa

    Há vários tipos de robôs para testar a durabilidade dos bancos.

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    A alemã Kübrich dispõe de um robô que testa os movimentos dos ajustes (longitudinais e verticais) do assento, da inclinação do encosto, bem como os esforços laterais aplicados pelo peso dos ocupantes.

    Outros movem o câmbio para trocar as marchas (Reprodução/Internet)

    A também alemã Kuka tem um robô que avalia a durabilidade da espuma e dos revestimentos simulando movimentos de senta e levanta dos ocupantes e aplicando peso e provocando atrito.

    Batizado de Robutt, esse robô tem ainda uma especificidade desenvolvida pela Ford, que é a reprodução de transpiração (com a aplicação de vapor de água aquecido), como se o usuário acabasse de vir de uma corrida no parque ou da academia.

    Abre e fecha sem parar

    Equipamento testa os ajustes do banco (Reprodução/Internet)

    Dotados de central eletrônica, robôs de diferentes marcas utilizam atuadores, sensores e braços mecânicos para testes de durabilidade de uma grande variedade de componentes, geralmente fazendo trabalhos repetitivos.

    É o caso dos aparelhos que acionam levantadores elétricos de vidros, limpadores de para-brisas, alavancas de seta, maçanetas, dobradiças de portas, travas de capô e porta-malas e até macacos.

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