A próxima geração do Uno terá avanços significativos, como o retorno da mítica versão turbo.
Mas antes das melhorias, o hatch mineiro enfrentará alguns retrocessos.
De acordo com o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, o novo Uno 2019 será simplificado em equipamentos e motorizações para ficar mais barato.
A mudança mais notória é a saída dos modernos motores Firefly de três e quatro cilindros (os mesmos que hoje equipam Mobi e Argo).
Essa linha de motores, que dará origem às futuras versões turbo de Uno, Argo e Cronos, será substituída pelo antigo Fire.
Esse 1-litro veterano estreou no Brasil em 2000 e havia saído de linha do catálogo na última reestilização do Uno, em 2016.
Em relação ao 1.0 Firefly atual, o Fire tem menos potência (com etanol), torque e gasta mais combustível. Veja as diferenças abaixo:
Motor | Potência (cv) | Torque (mkgf) | Consumo Urbano (km/l)* | Consumo Estrada (km/)* |
1.0 Fire 8V | 73/75 (G/E) | 9,5/9,9 (G/E) | 11,5/8 | 13/9,1 |
1.0 Firefly 6V | 72/77 (G/E) | 10,4/10,9 (G/E) | 13,1/9,2 | 15,1/10,4 |
*fonte: Programa Brasileiro de Etiquetagem
A mudança vai além da troca de motores e incluirá o retorno da direção hidráulica, menos eficiente que o sistema eletroassistido usado atualmente.
É possível também que Start-Stop, ESP e sistema de monitoramento de pressão dos pneus não estejam mais disponíveis.
O Uno também deve passar por uma pequena mudança visual.
A lista de equipamentos disponíveis será reduzida, bem como a oferta de itens de série – como direção assistida e ar-condicionado.
Esses dois passarão a ser opcionais.
As versões Way, Drive e Sporting sairão de linha e darão lugar a um pacote único, como o que foi feito com o novo Gol.
Atualmente Mobi e Grand Siena são os únicos carros da Fiat a ainda oferecerem o 1.0 Fire.
Com as mudanças, a expectativa é posicionar o novo Uno 2019 abaixo dos R$ 40 mil.
É uma transformação curiosa, pois o Mobi deveria ser o carro de entrada da marca. A partir do ano que vem, o Uno deve retomar sua tradicional posição.