Soluções de mobilidade ainda pouco utilizadas no Brasil, micro carros começaram a ganhar mais adeptos ao redor do mundo, principalmente em grandes metrópoles com trânsito caótico. O Renault Twizy explora esse segmento há anos e agora a fabricante francesa mostra aquela que seria a segunda geração do modelo.
Por meio da subsidiária Mobilize, que nasceu focada em serviços de carsharing e caronas, a empresa apresentou dois modelos que chegam em breve e um conceito que foge do padrão estético dos veículos atualmente. Eles são super compactos, de design futurista e, claro, ecológicos.
Os Mobilize Duo e Bento são as versões de passageiro e carga do mesmo veículo, respectivamente. O visual é uma mistura de passado e futuro, com elementos mais quadrados – como os faróis e luzes – arranjados de uma maneira futurista. No geral, ele é, de fato, a evolução do Twizy.
A proposta deles é semelhante ao do Citroën Ami, que também tem uma versão utilitária e pode ser dirigido por menores de idade sem habilitação. A maior diferença está na forma de negócios das duas empresas. Enquanto a Citroën disponibiliza o seu micro veículo para venda e assinatura, a Mobilize irá oferecê-los apenas por assinatura e arrendamento de longa duração.
O motor elétrico que move os modelos não teve sua potência divulgada, mas pode fazê-los chegar até 80 km/h, o ideal para o perímetro urbano. Na versão para adolescentes sem habilitação, a velocidade máxima será limitada 45 km/h.
Também falta informação sobre a capacidade da bateria, mas a empresa cita que os compactos terão alcance de até 140 km. Já o carregamento, quando feito em uma tomada convencional, pode adicionar 90 km de autonomia em três horas.
O Duo mede 2,43 m de comprimento, 1,30 m de largura e 1,46 de altura e pode acomodar até duas pessoas em fileiras separadas. Já o Bento, é um pouco mais alto e mais comprido para acomodar a caixa de carga de 700 litros, mas para isso, perde o assento do passageiro.
A Mobilize afirma que 50% dos materiais usados no Duo e Bento são reciclados e 95% deles poderão ser reciclados, o que traz um viés ainda mais sustentável para ambos.
Por dentro, os dois são idênticos. Eles têm painel que agrega a pequena tela digital de instrumentos, um suporte para celular, uma entrada USB e um alto-falante. O único airbag sai do volante e existem dois porta-objetos nas laterais do banco.
Além disso, a dupla já vem conectada com serviços de gestão de frotas e de compartilhamento de caronas, que são atualizados pelo ar. Eles também têm chave remota, podendo ser ligados através de um simples toque no smartphone.
Tuk-Tuk do futuro e estação de carregamento móvel
Se podemos construir um compacto de dois lugares, porque não fazer um ainda menor com apenas um? Provavelmente foi isso que passou pela cabeça dos designers que projetaram o Solo no escritório da Renault na Índia.
Ele segue a linha visual dos dois modelos anteriores, mas com a nítida diferença de oferecer apenas um único lugar. Com apenas 1,37 m de comprimento, 90 cm de largura e 1,75 m de altura, o Solo é basicamente uma cabine com três rodas ou um tuk-tuk do futuro e individual.
No Solo, o motorista dirige em uma posição semi-sentada e não há volante, apenas um joystick. Também não existe cinto de segurança e o motorista não é obrigado a usar capacete. Ao invés disso, há um airbag instalado no volante e um “botão de emergência acionado pelo pé”, usado para parar o veículo. Segundo a Mobilize, esses dois itens somados à cabine fechada, fazem do Solo mais seguro do que qualquer scooter.
Tracionado por um único motor elétrico, o Solo também poderá ser dirigido sem habilitação, já que sua velocidade não passa dos 25 km/h. Outra semelhança com os “irmãos maiores” está nos materiais sustentáveis usados na sua construção.
Para carregar as baterias, o modelo individual se mostra mais versátil, podendo usar o conector plug-in, indução ou apenas trocar as baterias, que são removíveis facilitando o carregamento em casa. A Mobilize não divulgou média de carregamento ou alcance máximo previsto para o protótipo.
Junto do Solo, a empresa também quer apresentar outro protótipo, mas não de um veículo. Trata-se da estação de carregamento móvel batizada de Illeo.
Esse produto funciona como um totem de carregamento, fornecendo um conector de carregamento rápido (22 kW e corrente direta). Além disso, a estrutura também tem um suporte para bicicletas elétricas e um espaço onde o proprietário pode se sentar e esperar enquanto seu veículo carrega.
Toda carga que alimentará os veículos vêm de baterias de segunda vida alimentadas por painéis fotovoltaicos. De acordo com a Mobilize, o Illeo pode ser usado em espaços públicos ou privados, sendo fácil de instalar e podendo ser movido sem dificuldade para atender às necessidades de cada um.
E se engana quem pensa que esses modelos futuristas da Renault Group estão distantes. O Duo está planejado para o final de 2023, enquanto a versão de carga Bento chega em 2024.
Já os protótipos Solo e a estação de carregamento Illeo ainda não têm uma previsão, mas serão apresentados oficialmente, junto com os outros dois, no Paris Motor Show, que começa no próximo dia 17.